TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE

Andreas Kisser prestigia a exposição ‘Universo Singular’: ‘Muito emocionante’

Criada pela organização social cearense Tapera das Artes, a exposição reúne mais de 200 obras sonoras produzidas por jovens de Aquiraz

Giovana Laurelli (@gii_laurelli)

Da esquerda para a direita: Andreas Kisser e exposição 'Universo Singular' (Fotos (da esquerda para a direita): Iwi Onodera/Redferns e Divulgação)
Da esquerda para a direita: Andreas Kisser e exposição 'Universo Singular' (Fotos (da esquerda para a direita): Iwi Onodera/Redferns e Divulgação)

Instalada em salas do Ponto de Cultura Atelier Travessia, em São Paulo, a mostra Universo Singular apresenta instrumentos musicais e esculturas sonoras criadas por jovens aprendizes sob orientação de mestres luthiers. Organizada pela Tapera das Artes, organização social sediada em Aquiraz, no Ceará, a exposição reúne instrumentos únicos feitos principalmente em cerâmica, além de peças de sopro, cordas e percussão.

Entre os nomes que prestigiaram a exposição está o icônico guitarrista Andreas Kisser, que visitou o espaço acompanhado de Maria Carolina Grecco e destacou o impacto emocional e social da mostra.

“Fiquei muito impactado com a exposição, com todo o trabalho social e com as histórias por trás das obras. A qualidade do trabalho das crianças e dos adolescentes e a transformação da vida de cada um através da arte é algo muito emocionante. Também foi muito especial conhecer de perto o trabalho do Cacau, suas pinturas, esculturas e essa proposta filosófica que realmente provoca reflexão. É uma exposição sensacional, com um conteúdo riquíssimo”, afirmou Kisser à Rolling Stone Brasil.

O membro da banda Sepultura também ressaltou a conexão do projeto com iniciativas que desenvolve ao lado de Maria. “Fiquei muito feliz de viver essa experiência ao lado da Maria, com quem desenvolvo o projeto Lou, que também conecta arte e música. A exposição reforça que o caminho está na conexão, na coletividade e na união de linguagens diferentes para transformar vidas através da arte. É algo que aconteceu com a gente pessoalmente e que pode inspirar outras pessoas a viverem essa experiência também.”

Resultado das oficinas tradicional, popular, armorial, experimental e de cerâmica, as peças constituem um conjunto que busca celebrar a diversidade de linguagens, saberes e sonhos. Em um encontro de técnica e imaginação, e honrado o legado da instituição cearense fundada por Ritelza Cabral, que promove educação cultural coletiva em harmonia com os sentidos da vida.

Para Cabral, fundadora e presidente do Conselho Consultivo da Tapera, a essência da exposição está na experiência do sentir: “Sentir é a forma mais profunda de existir. A exposição Universo Singular traz essa sensação, de saborear a vida no que se alcança de uma forma essencial, pelos sentimentos e toques da alma”. Magno Miranda, Empreendedor Cultural e Presidente Executivo da Tapera das Artes, complementa: “Como ex-aluno, após 20 anos de convivência nesta Instituição, que moldou minha vida, posso declarar que me sinto realmente uma pessoa muito feliz”.

Essa não é a primeira vez que jovens da Tapera das Artes ganham espaço nacional através de sua produção artística. Em dezembro passado, o Coro Canto Livre Davide Cabone, também parte de projetos da OSC, participou da apresentação do tenor Andrea Bocelli no Brasil, que ganhou das crianças uma botelha, instrumento de cerâmica que reproduz o som dos pássaros.  A exposição traz várias dessas botelhas, que encantaram o famoso tenor italiano por sua beleza estética e sons únicos.

Entre 31 de janeiro e 30 de junho de 2026, as obras estarão expostas ao público no Ponto de Cultura Atelier Travessia, em Higienópolis. Desde 201, o espaço criado pelo multiartista Cacau abriga exposições de arte, encontros de filosofia e literatura, apresentações musicais e ações de sustentabilidade. A poucos passos da Avenida Paulista, o Ponto almeja promover diálogos artísticos, sociais e educativos com interlocuções nacionais e internacionais, ampliando horizontes e oferecendo ao público uma experiência singular.

A exposição conta com o apoio da Roca, empresa espanhola líder global em soluções para banheiros, e com o fomento do PROAC, sendo uma realização da Secretaria da Cultura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo.

Universo Singular – Exposição de obras de arte sonoras

Local: Ponto de Cultura Atelier Travessia
Endereço: Rua Minas Gerais – 201 – Bairro: Higienópolis – São Paulo
De 31 de janeiro a 30 de junho de 2026 Segundas às sextas-feiras, das 14h00 às 18h30
Curadoria – Ritelza Cabral
Direção Artística – Cacau
Produção Executiva – Magno Miranda
Luthiês – Denise Saboia, Fernando Sardo, Saulo Dantas, Paulo Mouta, Vanildo Franco Jovens
Artistas – Antonio Aramis, Rodrigo Façanha, Cândida Freitas, Daniele Lopes, Ligia Lessa, Mariana Olimpio, Italo Abreu, Antônio Romulo, Messias Uchoa

 

Jornalista em formação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Giovana é apaixonada por música, filmes e a intersecção entre cultura e política. Já foi bailarina e canta em bandas de soul, rock e pop desde a pré-adolescência. É editora de Cultura e Entretenimento no Jornal Contraponto, veículo laboratorial impresso da PUC-SP. Na Rolling Stone, escreve sobre música, cinema e cultura pop.
TAGS: Andreas Kisser