EXPLICAÇÃO

Entenda a profecia sombria sobre Egg em ‘O Cavaleiro dos Sete Reinos’

No terceiro episódio da nova série da HBO, o escudeiro de Dunk recebe um aviso perturbador sobre seu futuro no Trono de Ferro

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Entenda a profecia sombria sobre Egg em ‘O Cavaleiro dos Sete Reinos’
Entenda a profecia sombria sobre Egg em ‘O Cavaleiro dos Sete Reinos’ - Crédito: Divulgação

O universo de Westeros é movido por profecias que, quase sempre, terminam em tragédia. No terceiro episódio de O Cavaleiro dos Sete Reinos, o jovem Egg , revelado como Aegon Targaryen, recebe um aviso alarmante que sugere que ele pode seguir o caminho sombrio de seus descendentes, como o Rei Louco Aerys II ou a própria Daenerys Targaryen.

Enquanto a vidente promete a Dunk uma riqueza maior que a dos Lannister, o tom muda drasticamente ao se dirigir a Egg: “Você será rei e morrerá em um fogo ardente, e vermes se alimentarão de suas cinzas, e todos que o conhecem se alegrarão com sua partida”. Para quem conhece a doçura do personagem na série, a previsão soa como uma queda inevitável na loucura, mas os livros de George R.R. Martin revelam que o significado é muito mais complexo e enganoso.

A tragédia de Summerhall

A profecia acerta com precisão cirúrgica a ascensão e a queda de Egg. Mesmo sendo o quarto filho de um quarto filho, ele eventualmente se torna o Rei Aegon V Targaryen. Seu reinado dura 26 anos e termina no fatídico evento conhecido como a Tragédia de Summerhall. Em uma tentativa desesperada de trazer os dragões de volta ao mundo, Egg tentou chocar ovos usando fogovivo, resultando em um incêndio catastrófico que consumiu o palácio e o matou.

O detalhe de que “todos que o conhecem se alegrarão” é o ponto onde a profecia se torna propositalmente traiçoeira. Como rei, Aegon V foi um campeão do “pequeno povo”. Suas décadas servindo como escudeiro de Dunk deram a ele uma perspectiva única, levando-o a priorizar o bem-estar dos plebeus em detrimento dos privilégios da nobreza. Isso fez com que ele fosse profundamente odiado pelas grandes casas e pelos lordes de Westeros — as pessoas que realmente o “conheciam” na corte. Assim, sua morte foi celebrada pela elite que ele tanto combateu, enquanto o povo comum ficou órfão de seu maior defensor.

O elo com o Rei Louco e Daenerys

Embora Aegon V tenha tentado “quebrar a roda” muito antes de Daenerys sonhar com isso, seu legado acabou pavimentando o caminho para os desastres vistos em Game of Thrones. A Tragédia de Summerhall ocorreu no mesmo dia do nascimento de Rhaegar Targaryen, e a lacuna de poder deixada pela morte de Egg e de seus herdeiros diretos acabou levando seu neto, Aerys II, ao trono.

Como o Mestre Aemon (irmão de Egg) mencionou a Jon Snow anos depois, se o destino tivesse sido diferente, a Rebelião de Robert nunca teria acontecido, Rhaegar não teria caído no Tridente e Daenerys nunca teria crescido no exílio. No fim, a profecia de O Cavaleiro dos Sete Reinos não prevê um rei cruel, mas sim um governante cujas boas intenções e obsessão por dragões selaram o destino trágico de toda a sua linhagem.

Qual é a história de O Cavaleiro dos Sete Reinos?

O Cavaleiro dos Sete Reinos conta a história de dois heróis improváveis, vividos por Peter Claffey (Mal de Família) e Dexter Soll Ansel (Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes), vagam por Westeros: um jovem cavaleiro ingênuo, mas corajoso, chamado Sor Duncan, o Alto, e o seu pequeno escudeiro, Egg.

Situado em uma época em que a família Targaryen ainda sentava no Trono de Ferro e comandava os Sete Reinos, “grandes destinos, inimigos poderosos e façanhas perigosas aguardam esses amigos improváveis e incomparáveis”, ainda diz a sinopse do livro escrito por George R. R. Martin, que também será responsável pela série junto com Ira Parker, co-produtora executiva de A Casa do Dragão (2022- ), primeiro spin-off de Game of Thrones.

Quando estreia o próximo episódio de O Cavaleiro dos Sete Reinos?

Ao todo, a primeira temporada de O Cavaleiro dos Sete Reinos irá contar com seis episódios. O quinto capítulo da série estreia na HBO Max no próximo domingo, dia 15 de fevereiro, a partir da meia-noite (pelo horário de Brasília). Assista ao trailer da novidade a seguir:

FONTE: SCREENRANT

LEIA TAMBÉM: Após trabalhar em ‘Bridgerton’, brasileira lança curta com ator de ‘Bacurau’

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: game of thornes, George R R Martin, O Cavaleiro dos Sete Reinos