Entenda a profecia sombria sobre Egg em ‘O Cavaleiro dos Sete Reinos’
No terceiro episódio da nova série da HBO, o escudeiro de Dunk recebe um aviso perturbador sobre seu futuro no Trono de Ferro
Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)
O universo de Westeros é movido por profecias que, quase sempre, terminam em tragédia. No terceiro episódio de O Cavaleiro dos Sete Reinos, o jovem Egg , revelado como Aegon Targaryen, recebe um aviso alarmante que sugere que ele pode seguir o caminho sombrio de seus descendentes, como o Rei Louco Aerys II ou a própria Daenerys Targaryen.
Enquanto a vidente promete a Dunk uma riqueza maior que a dos Lannister, o tom muda drasticamente ao se dirigir a Egg: “Você será rei e morrerá em um fogo ardente, e vermes se alimentarão de suas cinzas, e todos que o conhecem se alegrarão com sua partida”. Para quem conhece a doçura do personagem na série, a previsão soa como uma queda inevitável na loucura, mas os livros de George R.R. Martin revelam que o significado é muito mais complexo e enganoso.
A tragédia de Summerhall
A profecia acerta com precisão cirúrgica a ascensão e a queda de Egg. Mesmo sendo o quarto filho de um quarto filho, ele eventualmente se torna o Rei Aegon V Targaryen. Seu reinado dura 26 anos e termina no fatídico evento conhecido como a Tragédia de Summerhall. Em uma tentativa desesperada de trazer os dragões de volta ao mundo, Egg tentou chocar ovos usando fogovivo, resultando em um incêndio catastrófico que consumiu o palácio e o matou.
O detalhe de que “todos que o conhecem se alegrarão” é o ponto onde a profecia se torna propositalmente traiçoeira. Como rei, Aegon V foi um campeão do “pequeno povo”. Suas décadas servindo como escudeiro de Dunk deram a ele uma perspectiva única, levando-o a priorizar o bem-estar dos plebeus em detrimento dos privilégios da nobreza. Isso fez com que ele fosse profundamente odiado pelas grandes casas e pelos lordes de Westeros — as pessoas que realmente o “conheciam” na corte. Assim, sua morte foi celebrada pela elite que ele tanto combateu, enquanto o povo comum ficou órfão de seu maior defensor.
O elo com o Rei Louco e Daenerys
Embora Aegon V tenha tentado “quebrar a roda” muito antes de Daenerys sonhar com isso, seu legado acabou pavimentando o caminho para os desastres vistos em Game of Thrones. A Tragédia de Summerhall ocorreu no mesmo dia do nascimento de Rhaegar Targaryen, e a lacuna de poder deixada pela morte de Egg e de seus herdeiros diretos acabou levando seu neto, Aerys II, ao trono.
Como o Mestre Aemon (irmão de Egg) mencionou a Jon Snow anos depois, se o destino tivesse sido diferente, a Rebelião de Robert nunca teria acontecido, Rhaegar não teria caído no Tridente e Daenerys nunca teria crescido no exílio. No fim, a profecia de O Cavaleiro dos Sete Reinos não prevê um rei cruel, mas sim um governante cujas boas intenções e obsessão por dragões selaram o destino trágico de toda a sua linhagem.
Qual é a história de O Cavaleiro dos Sete Reinos?
O Cavaleiro dos Sete Reinos conta a história de dois heróis improváveis, vividos por Peter Claffey (Mal de Família) e Dexter Soll Ansel (Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes), vagam por Westeros: um jovem cavaleiro ingênuo, mas corajoso, chamado Sor Duncan, o Alto, e o seu pequeno escudeiro, Egg.
Situado em uma época em que a família Targaryen ainda sentava no Trono de Ferro e comandava os Sete Reinos, “grandes destinos, inimigos poderosos e façanhas perigosas aguardam esses amigos improváveis e incomparáveis”, ainda diz a sinopse do livro escrito por George R. R. Martin, que também será responsável pela série junto com Ira Parker, co-produtora executiva de A Casa do Dragão (2022- ), primeiro spin-off de Game of Thrones.
Quando estreia o próximo episódio de O Cavaleiro dos Sete Reinos?
Ao todo, a primeira temporada de O Cavaleiro dos Sete Reinos irá contar com seis episódios. O quinto capítulo da série estreia na HBO Max no próximo domingo, dia 15 de fevereiro, a partir da meia-noite (pelo horário de Brasília). Assista ao trailer da novidade a seguir:
FONTE: SCREENRANT
LEIA TAMBÉM: Após trabalhar em ‘Bridgerton’, brasileira lança curta com ator de ‘Bacurau’