Guns N’ Roses é uma ditadura de Axl Rose? Slash responde
Guitarrista comenta sobre suposto controle absoluto do vocalista Axl Rose e também como se dá o processo criativo da banda
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)
Conhecido por seu temperamento forte e controle criativo no Guns N’ Roses, sobretudo durante os anos de preparação de Chinese Democracy (2008), Axl Rose é frequentemente visto como o “chefe” da banda. Inclusive, trata-se do único a participar de todas as formações.
No entanto, em uma entrevista recente ao programa do radialista Pablo, da estação 93X de Minneapolis (via Blabbermouth), Slash desmistificou essa imagem. O guitarrista garantiu que o funcionamento do grupo está longe de ser um regime autoritário.
Ao ser perguntado sobre o processo de composição e gravação do próximo álbum da banda, Slash comentou: “Sempre foi uma democracia”. Segundo o músico, a colaboração é o pilar que sustenta o Guns N’ Roses desde os seus primórdios, antes mesmo do lançamento do debut Appetite for Destruction (1987).
Ele afirma:
“Sempre foi muito, muito colaborativo — desde cada música, desde o comecinho, antes mesmo do Appetite (For Destruction). Tudo sempre foi muito colaborativo, o que é muito legal porque dá a cada música — não sei qual a palavra certa, mas você tem muitas coisas interessantes acontecendo em uma música, vindas de diferentes pessoas da banda.”
Guns N’ Roses muda o foco
Apesar de a banda ter lançado recentemente os singles “Atlas” e “Nothin’” — que são versões retrabalhadas de demos da era Chinese Democracy —, Slash revelou que o foco agora está mudando para algo totalmente novo. O guitarrista explicou que ele e o baixista Duff McKagan puderam contribuir nas faixas, removendo as guitarras e baixos originais para gravar suas próprias partes.
Em entrevista a Abe Kanan, da Audacy, ele contou:
“Axl tinha um monte de material inédito, então nós o ouvimos. Dissemos: ‘Poderíamos refazer o baixo e as guitarras desta música e desta música’, e ‘esta seria legal’. (…) E, sim, tem sido divertido, porque são todas músicas muito legais. Não é como compor tudo do zero, mas ainda preciso escrever algumas coisas para revisar as mudanças e tudo mais. Então é um projeto divertido para mim — e acho que para o Duff também.”
Shows no Brasil
Em abril, a banda retorna ao Brasil para nove shows. Veja, a seguir, a agenda completa do Guns N’ Roses marcada para o país:
01/04: Porto Alegre (Jockey Club)
04/04: São Paulo (Monsters of Rock, Allianz Parque)
07/04: São José do Rio Preto (Centro Regional de Eventos)
09/04: Campo Grande (Autódromo Orlando Moura)
12/04: Cariacica (Estádio Estadual Kleber José de Andrade)
15/04: Salvador (Arena Fonte Nova)
18/04: Fortaleza (Arena Castelão)
21/04: São Luís (Castelão)
25/04: Belém (Mangueirão)
+++ LEIA MAIS: Saiba quando Slash lançará seu próximo álbum com Myles Kennedy & the Conspirators
+++ LEIA MAIS: Como o Guns N’ Roses monta seus setlists, de acordo com Slash
+++ LEIA MAIS: O vídeo raro do Guns N’ Roses em 1987 que só surgiu agora — e encantou os fãs