NOVIDADE

Filme de Cass Elliot será estrelado por Jessica Gunning, de ‘Bebê Rena’

‘My Mama Cass’ adaptará o livro de memórias homônimo escrito pela filha da artista, Owen Elliot-Kugell

Gabriela Nangino (@gabinangino)

Jessica Gunning à esquerda e Cass Elliot à direita
Jessica Gunning à esquerda e Cass Elliot à direita (Fotos: Michael Loccisano/Getty Images e Donaldson Collection/Getty Images)
A vida de Cass Elliot, icônica cantora do grupo folk dos anos 1960 The Mamas & The Papas, em breve chegará às telonas. A cinebiografia, intitulada My Mama Cass, será protagonizada pela atriz britânica Jessica Gunning, que ganhou destaque por seu papel na minissérie da Netflix Bebê Rena.

O projeto é baseado no livro de memórias homônimo escrito em 2024 pela única filha da cantora, Owen Elliot-Kugell, e desenvolvido pela Veritas Entertainment, produtora da cinebiografia de Bob Dylan, Um Completo Desconhecido (2024). O roteiro é de Emma Forrest (Untogether), mas a direção do longa ainda não foi definida.

“Eu queria contar a história dela há muito, muito tempo, e não sabia como”, disse Elliot-Kugell em entrevista à Rolling Stone antes do lançamento do livro, em 2023. “É meio estranho dizer isso, mas sinto que, de certa forma, a conheço melhor agora.”

Segundo comunicado à imprensa, My Mama Cass “não é uma cinebiografia do The Mamas & the Papas”, mas terá enfoque na vida pessoal, no legado musical e na relação familiar de Elliot, que morreu com apenas 32 anos, em 29 de julho de 1974.

A história de Cass Elliot

Formado por John Phillips, Michelle Phillips, Cass Elliot e Denny Doherty por volta de 1965, o The Mamas & the Papas tornou-se um forte símbolo do movimento contracultura do período. Em 1967, o grupo foi a atração de encerramento do Monterey Pop Festival, organizado pelo próprio líder da banda, John Phillips que na época se envolveu em graves polêmicas envolvendo alegações de abuso sexual.

Em 1968, porém, a banda se separou. Depois disso, a carreira solo de Elliot foi menos consistente, mas ela ainda emplacou vários sucessos, como “Make Your Own Kind of Music” e “Dream a Little Dream of Me“, e até estrelou seu próprio programa de TV, intitulado The Mama Cass Television Program.

Apesar de ter falecido há mais de 50 anos, Elliot manteve sua relevância na música e no coração do público aparecendo na televisão, em memes virais do TikTok e esquetes do Saturday Night Live.

O comunicado de imprensa também afirma que My Mama Cass desmentirá um rumor antigo de que Elliot teria falecido devido a um engasgo com um sanduíche de presunto. A causa oficial da morte de Elliot foi um ataque cardíaco.

“Não consigo acreditar que ainda estamos falando do sanduíche depois de todos esses anos”, comentou Elliot-Kugell em 2023. “Comecei a administrar o espólio da minha mãe aos 18 anos. Uma das primeiras coisas que me lembro de pensar foi: ‘Precisamos acabar com esse boato do sanduíche de presunto’, porque era muito doloroso. Não bastava tê-la perdido, sermos transformados em piada. Diria que provavelmente 50% das pessoas não acreditam mais nisso. Os outros 50% provavelmente ainda acreditam.”

Quem é Jessica Gunning?

Nascida em West Yorkshire, Inglaterra, Jessica Gunning iniciou sua carreira no teatro e atuou em diversas séries de TV, como Law & Order UK e The Outlaws, antes de alcançar a fama com o papel de Martha Scott em Bebê Rena. Sua atuação na minissérie lhe rendeu prêmios Emmy, Globo de Ouro, SAG e Critics’ Choice de Melhor Atriz Coadjuvante.

Desde então, Gunning participou da comédia dramática The Christophers e integrou o elenco de
A Maravilhosa Árvore Encantada e Anxious People, estrelado por Angelina Jolie. Agora, aos 39 anos, a atriz se prepara para a cinebiografia em desenvolvimento, que promete dar ainda mais destaque à sua carreira no cinema.

+++ LEIA MAIS: Wagner Moura estrela filme com vencedora do Oscar; veja a primeira imagem

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, Gabriela é mineira e apaixonada por arte e cultura. Ela também já foi dançarina e seu principal hobbie é conhecer todos os cinemas de rua de SP. Foi estagiária no Jornal da USP e, na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, filmes e séries.
TAGS: Cass Elliot, Jessica Gunning, the mamas and the papas