LEOA tem visto americano negado e fica fora do SXSW 2026: ‘Era um grande sonho’
A cantora brasileira estava confirmada na programação do evento, considerado um dos principais encontros de música e inovação do mundo
Gabriela Nangino (@gabinangino)
A cantora LEOA, nome artístico de Luísa Nascim, ficou de fora da edição 2026 do SXSW Music Festival após ter o visto americano negado nesta semana. A artista estava oficialmente confirmada na programação do evento, considerado um dos principais encontros de música e inovação do mundo, que acontece entre 12 e 18 de março, em Austin, no Texas.
A recusa aconteceu durante atendimento no Consulado dos Estados Unidos em Recife, mesmo com a documentação apresentada. O produtor musical Gabriel Souto, que viajaria com LEOA para o festival, também teve o pedido negado. A própria cantora relatou a situação nas redes sociais, onde explicou que não poderá participar do evento internacional.
“Mesmo ciente das dificuldades que imigrantes têm enfrentado para adentrar e permanecer em solo americano, me apresentar nos showcases oficiais de uma das maiores feiras de música do mundo era um grande sonho”, afirmou a artista.
Em 2025, LEOA apresentou ao público o álbum Original Malokera, trabalho com 15 faixas que cruza batidas eletrônicas com ritmos da América Latina, do Caribe e do Nordeste, como o brega. Antes da nova fase, a artista, ainda sob o nome Luísa, ela liderou por quase uma década o projeto Luísa e os Alquimistas.
“Nós artistas somos acostumados a lidar com vários tipos de imprevistos, portas fechadas, nãos… faz parte da jornada. Mas foi frustrante pra mim não poder abraçar essa oportunidade”, confessou LEOA à Rolling Stone Brasil. “Eu acredito muito na força do meu trabalho nessa troca ao vivo, sem bolhas algorítmicas. Venho de um lugar muito rico culturalmente, mas constantemente apagado quando se pensa no cenário musical nacional.”
A cantora também refletiu sobre sua trajetória na última década. “Todo espaço que me dá a oportunidade de me apresentar, eu tento dar o meu melhor, invisto, ensaio, trago novidades…. Meus 10 anos de carreira (que completo esse ano) me prepararam para acessar esses espaços com muita garra, e também para lidar com esse tipo de situação super chata que passei com a negativa do visto…. Sempre de cabeça erguida”, disse. “Eu vou seguir tentando inscrições para outras feiras do tipo, como a Womex que acontece na Europa, e outras”.
Apesar da negativa, LEOA segue esperançosa para o ano de 2026. “2026 começou muito bem para mim e tenho certeza que tem muita coisa linda para acontecer ainda em relação a esse processo de crescimento e internacionalização do meu trabalho”, concluiu.
+++ LEIA MAIS: O artista que influenciou escolha do Rio por Shakira, segundo prefeito