Brasileiro Adolpho Veloso vence o Spirit Awards de Melhor Fotografia por ‘Sonhos de Trem’
Vale lembrar que o brasileiro também concorre à categoria de Melhor Fotografia no Oscar 2026
Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)
O brasileiro Adolpho Veloso venceu a categoria de Melhor Fotografia no Spirit Awards por seu trabalho no filme Sonhos de Trem, longa disponível no catálogo da Netflix. Este é o segundo trabalho de Adolpho Veloso em Hollywood. Ele estreou nos EUA com Jockey (2021), o filme anterior e estreia do diretor Clint Bentley.
Em seu discurso, ele destacou as dificuldades do processo de filmagem, especialmente pela escolha estética de rodar com luz natural e iluminação prática, algo que, segundo ele, exige um esforço conjunto de todos os departamentos. O cineasta ressaltou que a conquista não era individual, mas de toda a equipe.
Veloso também fez questão de agradecer à Netflix por impulsionar e distribuir o filme globalmente, ressaltando o impacto pessoal disso: foi a primeira vez que sua família, no interior do Brasil, conseguiu assistir a uma obra sua com facilidade. O brasileiro celebrou ainda o que chamou de “um ano incrível para o Brasil”, dizendo-se orgulhoso de representar o país, a América Latina e os imigrantes. Encerrando com leveza e bom humor, mandou seu já tradicional: “Vai, Corinthians.”
Apesar de certo prestígio, o Spirit Awards não tem grande impacto no Oscar, entretanto, a vitória de Adolpho é mais um passo importante para a consolidação do brasileiro na temporada de premiações deste ano.
Ver essa foto no Instagram
Do que se trata Sonhos de Trem?
A trama acompanha Robert Grainier (Joel Edgerton), um lenhador que vive no noroeste dos Estados Unidos durante a expansão das ferrovias no início do século 20. Sua vida é marcada por perdas e pela busca de sentido em meio à rápida modernização do país, contrastando a natureza e a ação humana. O roteiro é da dupla Greg Kwedar e Clint Bentley, que também é responsável pela direção. Ambos roteirizaram Sing Sing.
LEIA TAMBÉM: ‘O Agente Secreto’ vence o Spirit Awards de Melhor Filme Internacional