Taylor Swift foi a artista mais vendida pelo quarto ano seguido em 2025; confira o ranking global
Segundo relatório anual divulgado pela IFPI, a cantora estadunidense superou grandes nomes concorrentes, como Stray Kids, Drake, Billie Eilish e Bad Bunny
Gabriela Nangino (@gabinangino)
Uma das estrelas pop mais influentes da contemporaneidade, Taylor Swift acaba de consagrar novamente seu posto no topo da indústria musical. Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), organização que divulga relatórios anuais sobre o setor fonográfico, Swift foi a artista mais vendida globalmente em 2025. Este é o quarto ano consecutivo, desde 2022, que a cantora estadunidense conquista esta posição.
Antes de 2022, Swift já havia alcançado o topo da lista em 2014 e 2019 — anos em que lançou os álbuns 1989 e Lover, respectivamente —; em 2020 e 2021, o grupo que ficou em primeiro lugar foi o BTS. Agora, acumulando seis anos na liderança, ela supera artistas como Stray Kids, Drake, Billie Eilish e Bad Bunny.
Em 2025, Swift lançou seu 12º álbum de estúdio, The Life of a Showgirl, que quebrou recordes históricos de vendas e streams. De acordo com dados da Luminate, o disco teve a maior semana de estreia da história, com mais de 4 milhões de unidades equivalentes, superando o recorde anterior de Adele com 25 (2015), que vendeu 3,4 milhões de unidades em sua semana de lançamento.
Para alcançar este feito, Swift investiu pesado em estratégias de vendas. A cantora disponibilizou em mais de vinte formatos físicos do álbum, entre CDs, LPs e versões de colecionador, além de lançar quatro novas variantes em CD na semana de estreia, cada uma com faixas bônus e capas exclusivas.
O single “The Fate of Ophelia” também ocupou o primeiro lugar das paradas da Billboard por 10 semanas, e as outras 12 faixas do disco alcançaram as 12 primeiras posições da Hot 100.
Outros artistas de destaque, segundo a IFPI
Dois artistas fizeram sua primeira aparição no ranking em 2025. Tyler, the Creator, vencedor do Grammy de Melhor Capa de Álbum, ocupou o 12º lugar da lista após a turnê de divulgação de Chromakopia (2024) e do lançamento do disco surpresa Don’t Tap The Glass (2025). A banda japonesa de rock Mrs. Green Apple também estreou na lista, ocupando a 13ª posição.
Alguns nomes, que não estiveram entre os mais vendidos de 2024, retornaram ao ranking no ano passado: Lady Gaga fez sua primeira aparição desde 2020, Ed Sheeran e SZA, desde 2023, e Justin Bieber, desde 2021. Bad Bunny, por sua vez, atração do show de intervalo do Super Bowl e vencedor do Grammy de Álbum do Ano, subiu 15 posições no ranking em comparação à 2024, indo do 20º para o 5º lugar.
A IFPI compila dados de streaming, downloads e formatos físicos em todos os países, utilizando uma metodologia que abrange toda a obra do artista, sem se limitar a lançamentos recentes. Confira a seguir os 20 artistas que mais venderam no mundo em 2025:
20 artistas mais vendidos em 2025
- Taylor Swift
- Stray Kids
- Drake
- The Weeknd
- Bad Bunny
- Kendrick Lamar
- Morgan Wallen
- Sabrina Carpenter
- Billie Eilish
- Lady Gaga
- Ariana Grande
- Tyler, the Creator
- Mrs. Green Apple
- SEVENTEEN
- Eminem
- Linkin Park
- Zach Bryan
- Ed Sheeran
- SZA
- Justin Bieber
+++ LEIA MAIS: Kendrick Lamar se torna rapper mais premiado na história do Grammy