EM BREVE?

Radiohead alimenta rumores de atividades futuras com nova empresa

Os cinco integrantes da banda de rock foram nomeados diretores da empresa ‘Futile Endeavours Limited’

Gabriela Nangino (@gabinangino)

Thom Yorke e Jonny Greenwood, do Radiohead, em 2022
Thom Yorke e Jonny Greenwood, do Radiohead, em 2022 (Foto: Scott Dudelson/Getty Images)

Os cinco membros da banda de rock alternativo Radiohead Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Philip Selway foram nomeados diretores de uma nova empresa, denominada Futile Endeavours Limited, na última quinta, 19. Ao que tudo indica, o grupo pode ter planos para o futuro próximo: a formação de uma entidades jurídica comumente antecede atividades comerciais ainda não anunciadas, como o relançamento de um álbum, uma turnê ou, potencialmente, um novo disco.

Em março de 2025, por exemplo, o Radiohead fundou uma LLP (Limited Liability Partnership ou Sociedade de Responsabilidade Limitada), a RHEUK2025. Seis meses depois, a banda anunciou sua primeira turnê em sete anos, realizando 20 shows em cinco países europeus (Espanha, Itália, Reino Unido, Dinamarca e Alemanha) entre novembro e dezembro. Depois, foi revelado que o título da empresa significava “Radiohead Europa [e] Reino Unido 2025”.

A banda também fez movimentações parecidas para relançar álbuns no passado. Eles fundaram a LLP Spin With A Grin em 2021, seis meses antes do anúncio do disco Kid A Mnesia, projeto que compilou Kid A (2000) e Amnesiac (2001).

Em 2022, o mesmo ocorreu com a LLP Self Help Tapes, criada pouco antes do lançamento de A Light for Attracting Attention álbum de estreia do The Smile, projeto paralelo de Thom Yorke (vocal, guitarra) e Jonny Greenwood (guitarra, teclados), junto com o baterista Tom Skinner.

O Radiohead deve lançar novas músicas?

Após a turnê de residências pela Europa em 2025, Jonny Greenwood disse que estava “surpreso” com o sucesso dos shows. “Foi ótimo revisitar músicas que sempre achamos boas e descobrir que muitas outras pessoas agora concordam conosco”, disse (via NME). “E foi muito bom tocar e ouvir Thom novamente”.

Considerado o 43º melhor guitarrista de todos os tempos pela Rolling Stone, Greenwood também comentou sobre as possibilidades de novas músicas no futuro. “Achei estranho não apresentar nada de novo na turnê”, afirmou.

O último álbum inédito do Radiohead foi A Moon Shaped Pool, lançado em 2016, mas, segundo o guitarrista, todos os membros estão “fazendo novas músicas em outros projetos agora”. Recentemente, Greenwood foi inclusive indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original por seu trabalho no filme Uma Batalha Após a Outra, dirigido por Paul Thomas Anderson.

Ele admitiu que “não tem ideia” de quando a banda poderia lançar músicas novamente. “Quer dizer, estou surpreso que a turnê realmente aconteceu e que todos nós gostamos tanto”, acrescentou. “Mas as casas de shows são reservadas com muita antecedência. Para fazer outra, teríamos que decidir agora, e mesmo assim não aconteceria antes de 18 meses.”

+++ LEIA MAIS: As 5 melhores músicas de rock do século 21, segundo Rolling Stone

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, Gabriela é mineira e apaixonada por arte e cultura. Ela também já foi dançarina e seu principal hobbie é conhecer todos os cinemas de rua de SP. Foi estagiária no Jornal da USP e, na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, filmes e séries.
TAGS: jonny greenwood, radiohead, thom yorke