45 Anos de História

O quase meio século de existência da Rolling Stone proporciona um passeio sem precedentes pela sempre mutante cultura pop

Paulo Cavalcanti

John Lennon na capa da primeira edição da Rolling Stone
John Lennon na capa da primeira edição da <i>Rolling Stone</i> - reprodução

No dia 9 de novembro de 1967 chegava às bancas dos Estados Unidos a primeira edição da Rolling Stone. A capa, mais se assemelhando à de um jornal do que à de uma revista, trouxe um retrato de John Lennon, feito durante a filmagem do longa-metragem Como Ganhei a Guerra. Mas a matéria principal da publicação estreante era sobre o Festival Monterey Pop. O mundo vivia o auge da contracultura e da era hippie, e a Rolling Stone, criada na efervescente São Francisco, parecia espelhar esse espírito desbravador.

Logo na edição inaugural, o publisher e criador Jann S. Wenner anunciava detalhes sobre o DNA da publicação: “A revista não é apenas sobre a música em si, ela é sobre as coisas e atitudes que a música abraça”. Nestes 45 anos de existência, a RS acompanhou todas as evoluções e reviravoltas do mundo. Não demorou para a publicação também se tornar internacional, sendo abraçada por várias nações e culturas (além dos Estados Unidos e do Brasil, é publicada em mais 15 países). Hoje, olhar algumas capas que fizeram estes 45 anos a é contemplar também as mudanças no showbusiness, na cultura, no jornalismo e nas artes gráficas.

TAGS: Rolling Stone