‘Bohemian Rhapsody’ foi escrita por Freddie Mercury como uma mensagem para ex-namorada e melhor amiga Mary Austin?

O compositor do hit lançado em 1975 nunca revelou sobre o que era a música, mas deixou pistas

Redação

Freddie Mercury (Foto: DB / Picture Alliance DPA / AP)
Freddie Mercury (Foto: DB / Picture Alliance DPA / AP)

Bohemian Rhapsody” é uma das canções mais populares do Queen e junto com o sucesso, a música carrega consigo o mistério do significado da letra fantasiosa com palavras incomuns de outras línguas, algo nunca revelado por Freddie Mercury. Porém, foi levantada a possibilidade dela ter sido composta para a ex-namorada do vocalista, Mary Austin.

+++ Leia Mais: Por que “Bohemian Rhapsody” não é o maior sucesso do Queen?

Mercury teve a ideia do hit em 1968 e levou 7 anos para compor a ópera rock de quase 6 minutos. Na época, o cantor ainda vivia um casamento não oficial com Mary, que se iniciou em 1970 e terminou em 1975. Mais tarde, o astro revelou que foi neste ano que teve a primeira relação com um homem e assumiu a homossexualidade para a parceira, que continuaria amiga dele para o resto da vida.

Ela teria sido a grande inspiração de “Bohemian Rhapsody“, oficialmente lançada em 1975, e pensando bem, faz sentido, afinal, a canção é uma grande despedida. Com sentimentos misturados, um homem pede desculpa por magoar uma mulher e logo em seguida pede para ela o deixar para trás.

Mary seria uma referência para Mãe Maria, que na música é chamada de ‘Mama’. Outro termo religioso colocado na música é Bismillah, termo utilizado pelos muçulmanos que significa “em nome de Deus”, cantado na parte em que o personagem de Mercury pede para se libertar, uma possível metáfora para a heteronormatividade que o aprisionava.

+++ Leia Mais: Freddie Mercury explicou por que deixou toda a herança para os gatos e ex-namorada

Mercury nunca explicou o significado da canção, apenas se limitou a falar que era apenas sobre relacionamentos. O astro disse: “É uma daquelas músicas que tem uma sensação de fantasia. Eu acho que as pessoas deveriam apenas ouvi-la, pensar sobre isso e depois decidir o que ela significa … Bohemian Rhapsody não saiu do nada”.

Brian May, guitarrista do Queen, afirmou que também não sabem quais são as inspirações da música, mas que as pessoas não deveriam se prender e nem buscar por uma explicação concreta.

“Sobre o que é? Nenhum de nós sabe. Freddie nunca falou sobre isso e não queria, e é assim que deve ser […] Eles nunca vão conseguir [adivinhar o significado], porque nunca vão saber o que houve com essas letras”, disse May para a BBC.

TAGS: Bohemian Rhapsody, Freddie Mercury, Mary Austin, notícia, significado