Bem antes do Led Zeppelin, Jimmy Page teve música no topo das paradas

Músico ainda estava no começo da carreira e nem pensava em ter uma banda

Redação

Jimmy Page em 1977, durante apresentação do Led Zeppelin no festival Day on the Green, em Oakland, Califórnia (Foto:
Jimmy Page em 1977, durante apresentação do Led Zeppelin no festival Day on the Green, em Oakland, Califórnia (Foto:

No documentário A Todo Volume (2008), Jimmy Page, The Edge e Jack White discutiram a guitarra elétrica e influências musicais. Page revelou, também, que o começo de sua carreira de sucesso, durante os anos 1960, aconteceu bem antes de Led Zeppelin – a transcrição é do CheatSheet.

Na época, Jimmy trabalhava como guitarrista de sessão e fez parte da gravação de vários álbuns de artistas diversos. Page apoiou artistas como The Who e The Kinks na guitarra rítmica, e até mesmo fez o trabalho principal nas primeiras músicas de David Bowie e Rolling Stones.

+++LEIA MAIS: Paul McCartney, Beach Boys e um salsão: como isso virou uma música?

Mesmo com trabalho secundário, Jimmy Page conseguiu emplacar um sucesso, a música instrumental “Diamonds”, gravada em janeiro de 1983 com Jet Harris e Tony Meehan, ex-integrantes de The Shadows. Harris tocou guitarra, Meehan, bateria, e Page, violão.

“Diamonds” chegou nas paradas do Reino Unido na terceira semana daquele mês; em fevereiro, a música atingiria o topo das paradas britânicas – ficou por três semanas.

+++LEIA MAIS: Black Sabbath gastou mais dinheiro com drogas do que com a gravação do disco em si; conheça

Com o sucesso, Jimmy Page passou a fazer vários trabalhos nas sessões de música e a ser requisitado. Vale notar que, na époc,a o músico não tinha nem 20 anos e ainda cursava faculdade de artes.

Ouça “Diamonds” de Jet Harris e Tony Meehan, com a participação de Jimmy Page, abaixo.


+++ TRAVIS SCOTT: O HYPE EM TORNO DELE REALMENTE FAZ SENTIDO? 

 

TAGS: A Todo Volume, britânicas, Diamonds, entretenimento música, jack white, Jet Harris, Jimmy Page, Led Zeppelin, paradas, Reino Unido, The Edge, Tony Meehan