3 filmes de sci-fi com finais incríveis – e 3 com finais horríveis [LISTA]
Até os créditos rolarem, o público se depara com diversas reviravoltas – e o impacto da última cena define a qualidade do longa
Redação
[Contém spoilers]
Os filmes de ficção científica são conhecidos pelos enredos complexos e desafiadores. Até os créditos rolarem, o público se depara com diversas reviravoltas – e o impacto da última cena define se o longa teve um final digno ou foi simplesmente desagradável.
Blade Runner– O Caçador de Androides (1982) e Aliens, O Resgate (1986), por exemplo, se tornaram produções clássicas por apresentarem uma conclusão super bem construída.
Pensando nisso, o ScreenRant separou alguns filmes de sci-fi com finais incríveis – e outros nem tanto. Confira a lista selecionada:
Final incrível: Ex-Machina: Instinto Artificial (2004)
O final da produção é simplesmente assustador e muito bem escrito. Nos últimos momentos, a androide Ava se revela como a mais sagaz do filme e engana todos os humanos que estão do lado dela.
Final horrível: Sinais (2002)
Protagonizado por Joaquin Phoenix, Sinais teve um desenvolvimento muito bom, mas falhou no encerramento. A história sobre o contato aterrorizante entre humanos e aliens termina de forma decepcionante depois da revelação de que as criaturas tinham medo de água.
+++ LEIA MAIS: 7 filmes de sci-fi incríveis – e esquecidos – dos anos 1970 [LISTA]
Final incrível: Distrito 9 (2009)
O longa trouxe uma história completamente original – e o final não ficou para trás. Ao se distanciar dos ‘finais felizes’ vistos na maioria dos filmes de sci-fi, Distrito 9 revela como o protagonista falhou em salvar a humanidade e virou um alien.
No entanto, a produção preza pelos detalhes: um dos olhos do personagem continua da mesma cor e ele parece se lembrar do presente para a esposa – deixando para o público a decisão de acreditar em uma esperança ou não.
+++ LEIA MAIS: As 9 cenas mais marcantes da história do cinema, segundo a Netflix
Final horrível: Sunshine (2007)
A produção seria simplesmente incrível, se não fosse o ato final. Isso porque o filme revela uma narrativa de horror sem sentido nos últimos momentos que deixou todo o desenvolvimento da história de lado.
Final incrível: Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca (1980)
O filme da franquia de George Lucas é lembrado por ter uma das cenas mais icônicas da história do cinema. No final do longa, o público assiste à luta tensa de Luke e Darth Vader. Nessa parte, o espectador descobre a paternidade do jovem Jedi, bem como vê o herói perdendo a mão decepada.
Nos últimos momentos, vemos Luke se reunir com a frota rebelde, usar uma prótese robótica – além de Lando e Chewbacca começarem uma missão para salvar Han Solo.
Final horrível: Presságio (2009)
Em Presságio, o público se depara com uma teoria sobre alienígenas que até parece válida, mas não funciona nesta história.
+++ LEIA MAIS: 5 franquias do cinema que vão acabar em 2021 [LISTA]
+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO