Vencedor do primeiro Oscar de Melhor Filme da história,
Asas (1927) é uma obra prima do cinema mudo e mostra a história de dois pilotos da Primeira Guerra Mundial.
Considerada uma das maiores comédias do cinema norte-americano,
Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu! (1980) narra a história de uma tripulação que adoece depois de uma refeição envenenada. O comando do avião tem que ficar com Ted Striker (Robert Hays), um ex-piloto com problemas com álcool. É uma paródia do próximo nesta lista.
Arthur Hailey usou o avião como cenário em
Zero Hour! (1957). Assim, como em
Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu!, o protagonista chama Ted Striker (Dana Andrews) e tem que assumir o comando depois que piloto e copiloto desmaiam ao comer peixe envenenado.
Jodie Foster é Kyle Pratt em
Plano de Voo (2005), uma mulher conturbada que tem a filha desaparecida durante um voo para Nova York. Ela tenta convencer a tripulação a procurar a garota, enquanto todo mundo acredita que a história não passa de imaginação.
Serpentes a Bordo (2006) é o típico suspense norte-americano e incomoda ao misturar a claustrofobia de uma aeronave e a repugnância de cobras. O filme de David R. Ellis com Samuel L. Jackson não vai muito além disto, e nem pretende.
Stanley Kubrick não poupou sátiras em
Dr. Fantástico (1964), cujo título original é
Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb. Com Peter Sellers se dividindo em três diferentes papéis, o longa aborda a tensão vivida com a iminência de uma guerra nuclear.
O brasileiro Bruno Barreto foi o escolhido para dirigir Gwyneth Paltrow em
Voando Alto (2003). A atriz interpreta na ingênua comédia uma garota do interior que tem o grande sonho de trabalhar como comissária de bordo.
Paul Greengrass já havia recriado um triste episódio da história em
Domingo Sangrento, e novamente trabalhou com fatos reais em
Voo United 93, que tenta mostrar o que se passou em um dos aviões que no dia 11 de setembro de 2001 foi sequestrado por terroristas.
Estrelado por Denzel Washington,
O Voo (2012) mostra o drama de um reconhecido piloto de avião que tem problemas com o consumo de álcool e drogas.
Pedro Almodóvar volta a fazer comédia em
Os Amantes Passageiros (2013), que expõe caricatos personagens à tensa situação de uma emergência de voo. Comissários de bordo afetados, pilotos em crise existencial e um matador de aluguel, entre outras figuras, não tem opção a não ser discutir a relação a quilômetros de altura.