Redação Publicado em 19/06/2013, às 16h53 - Atualizado às 17h02
Estrelado por Gael García Bernal, o indicado chileno ao Oscar de Melhor Filme em 2013 narra a mobilização social ao redor do plebiscito que decidiria se o ditador Augusto Pinochet continuaria ou não no poder.
Em meio à Guerra Civil Espanhola (1936-1939), o feminismo e a anarquia se apresentam à freira Maria, que pelo idealismo se opõe à Igreja e se junta à revolução contra grupos nazi-fascistas.
O ataque de forças britânicas a uma passeata pela liberdade da Irlanda é tema do premiadíssimo filme de Paul Greengrass, que acompanha a história de quatro homens envolvidos no conflito. O longa conta ainda na trilha sonora com a canção dos irlandeses do U2 sobre o mesmo episódio.
Difícil acreditar que o filme de Emad Burnat é um documentário. Indicado ao Oscar no ano passado, o longa mostra os protestos na Cisjordânia e a vida dos cidadãos que não aparecem nos noticiários internacionais.
O filme de Gus Van Sant narra a vida de Harvey Milk, interpretado por Sean Penn, que foi o primeiro homossexual declarado a ser eleito para o congresso norte-americano. Milk se tornou um marco na luta do movimento gay e ajudou a quebrar diversos preconceitos.
Se os movimentos hoje erguem tanto a bandeira do pacifismo, é inevitável lembrar do movimento de libertação da Índia comandada por Mahatma Gandhi por meio de meios não violentos. A vida do líder é narrada neste filme dirigido por Richard Attenborough e vencedor do Oscar de Melhor Filme.
Este filme de Olivier Assayas tem traços autobiográficos e narra como os movimentos de maio de 68 na França influenciaram a juventude da época.
Esta trama não se passa depois, mas durante os protestos que tomaram a França durante maio de 1968. Um romance controverso dirigido por Bernardo Bertolucci que tem na trilha sonora gente como Jimi Hendrix, Janis Joplin e Bob Dylan.
As máscaras popularizadas no filme de James McTeigue hoje se espalham pelas passeatas em todo o mundo. Em uma Inglaterra sombria e opressiva, um misterioso herói confabula para libertar seu país com a ajuda da personagem interpretada por Natalie Portman.
Se o leitor prefere aventuras hollywoodianas a opção é este filme de Ron Shelton, inspirado na onda de protestos que tomou conta de Los Angeles em 1992 depois que um homem negro foi agredido por policiais.
Andrea Bocelli ganha documentário sobre carreira e vida pessoal
Janis Joplin no Brasil: Apenas uma Beatnik de Volta à Estrada
Bonecos colecionáveis: 13 opções incríveis para presentear no Natal
Adicionados recentemente: 5 produções para assistir no Prime Video
As últimas confissões de Kurt Cobain [Arquivo RS]
Violões, ukuleles, guitarras e baixos: 12 instrumentos musicais que vão te conquistar