Aerosmith - Reprodução/vídeo

Uma seleção de clipes sobre o fim do mundo

Redação Publicado em 22/11/2012, às 19h23 - Atualizado às 19h30


“Till The World Ends”, Britney Spears

O título da música já explica muita coisa. O vídeo, com direção de Ray Kay, começa, inclusive, mostrando a data 21 de dezembro de 2012, que naquela época (abril do ano passado) ainda estava longe.


“Helena Beat”, Foster the People

Los Angeles é uma cidade destruída e distópica nesse clipe futurista meio Mad Max. Todos os conceitos de violência e tragédia aparecem no vídeo em algum grau.


“4 Minutes”, Madonna com Justin Timberlake e Timbaland

“Apenas quatro minutos para salvar o mundo.” Com essa ideia na letra, esperava-se mais um vídeo apocalíptico, mas o modernoso clipe tem esteiras, carros e passos coreografados, enquanto Madonna e Justin posam com ares de super-heróis conceituais em um mundo em que um fundo tridimensional engole tudo e todos. Ah, e tem um relógio que marca o tempo que eles têm para salvar o mundo.


“Earth Song”, Michael Jackson

O premiadíssimo clipe gira em torno da destruição e do renascimento da Terra. Com direção de Nick Brandt, foi um trabalho caro, com cenas rodadas em lugares como Floresta Amazônica, Croácia, Tanzânia e Nova York.


“1999”, Prince

Muita gente especulou que o fim do mundo viria mesmo na virada de 1999 para 2000. Não veio. Porém, ficou a expressão “curtir como se fosse 1999”. Na música lançada no início da década anterior, Prince canta que o mundo chega ao fim com a chegada do “00”, com direito ao céu ficando roxo e tudo. Então, por isso, “hoje vamos fazer festa como se fosse 1999”.


“Next 2 You”, Chris Brown com Justin Bieber

As coisas explodem, sai fumaça, o céu fica negro, as pessoas correm em meio aos carros, mas não dá para entender exatamente o que acontece neste fim de mundo, enquanto Bieber e Chris Brown tentam bancar os heróis.


“Fly”- Nicki Minaj com Rihanna

O caminho de destruição indica que algo aconteceu por ali, mas as coisas começam a ficar mais claras quando ninjas entram em ação e Minaj precisa se defender deles. Não dava para esperar algo não maluco dessas duas.


“It’s the End of The World as We Know It (And I Feel Fine), R.E.M.”

O fluxo de consciência da letra, que fala mais em revolução do que em fim do mundo, foi ilustrado com cenas de um garoto skatista remexendo em destroços e mostrando o que encontra pelo caminho. Michael Stipe, explicando a letra, disse em algumas entrevistas que sonhava muito com o fim do mundo e a estrutura caótica da música segue a dos sonhos.


“I Don’t Want to Miss a Thing”, Aerosmith

Não tem clipe mais apocalíptico do que um cuja música serviu de trilha para Armageddon. O vídeo tem entre suas imagens cenas do filme, que tem no elenco Liv Tyler, filha de Steven Tyler, frontman do Aerosmith.


britney spears REM Madonna nicki minaj Aerosmith

Leia também

Andrea Bocelli ganha documentário sobre carreira e vida pessoal


Janis Joplin no Brasil: Apenas uma Beatnik de Volta à Estrada


Bonecos colecionáveis: 13 opções incríveis para presentear no Natal


Adicionados recentemente: 5 produções para assistir no Prime Video


As últimas confissões de Kurt Cobain [Arquivo RS]


Violões, ukuleles, guitarras e baixos: 12 instrumentos musicais que vão te conquistar