1990: durante a turnê
Blond Ambition, Madonna cantava um de seus maiores hits, “Like a Virgin”, em uma cama simulando masturbação. A policia canadense ameaçou prendê-la se ela repetisse o número no país.
1991:
The Sex Book traz Madonna totalmente nua em diversos lugares, insinuando sexo, estupro, lesbianismo e sadomasoquismo. O texto também é bastante provocante.
1991:
Na Cama Com Madonna é um documentário que mostra a vida da cantora durante a
Blond Ambition Tour. Após o lançamento do filme, que foi um sucesso de bilheteria, três dançarinos entraram com uma ação contra a cantora alegando invasão de privacidade, fraude e imposição intencional de sofrimento emocional.
1992: no encerramento de um desfile de Jean Paul Gautier, em Los Angeles, a cantora e o estilista surpreendem o público.
1994: entrevistada no
Late Show with David Letterman, Madonna falou a palavra “fuck” 13 vezes, entregou uma calcinha de presente para o apresentador e fumou no estúdio.
1998: durante o período de divulgação do álbum
Ray of Light, Madonna concedeu uma inusitada entrevista de 30 minutos para a jornalista brasileira Marília Gabriela.
2003: homenageada do VMA, a cantora aproveitou o momento para provocar novamente os telespectadores beijando Christina Aguilera e Britney Spears.
2006: o ápice da provocação de Madonna aos setores cristãos aconteceu durante a
The Confessions Tour, em que ela cantava “Live to Tell” crucificada.
2012: em agosto, em um show em Moscou, Madonna manifestou apoio à banda russa Pussy Riot em um discurso sobre direito à liberdade de expressão e apelou pela libertação das três integrantes do grupo que foram presas.
2012: em um dos momentos provocantes da nova turnê, Madonna faz um strip-tease durante a canção “Human Nature”. Em algumas cidades, como Paris e Istambul, ela mostrou o seio.