Modelos às cegas: no desfile de Ronaldo Fraga, garotas desfilaram com cabelos na cara - Divulgação/Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite

Ex-dona de agência de modelos faz campanha pela diversidade nas passarelas

Bethann Hardison critica a falta de modelos negras nos desfiles de grandes grifes

Redação Publicado em 08/09/2013, às 16h44

A falta de diversidade racial na indústria da moda, de forma geral, é um assunto polêmico há muito tempo. Há cinco anos, Bethann Hardison, ex-dona de uma agência de modelos, está à frente de uma campanha por uma maior variedade de tipos físicos nas passarelas. Agora, ela fez uma carta, publicada no site Balance Diversity, na qual cita e critica nominalmente marcas que basicamente escalam modelos brancas.

Ela também mandou cópias da carta para os principais órgãos relacionados à moda, em Paris, Londres, Nova York e Milão, as quatro cidades com as maiores semanas de moda, na qual aponta grifes que todos os anos usam apenas uma ou nenhuma modelo negra. “Não importa a intenção, o resultado é racismo”, diz.

“Seja essa uma decisão do designer, stylist ou do diretor de casting, a decisão de usar basicamente apenas modelos brancas revela um traço que é indecoroso na sociedade moderna”, prossegue.

A carta chamou atenção porque, por mais que a discussão não seja nova, dificilmente alguém diz com todas as letras que acredita que seja uma questão de racismo – em geral, ela é vista como uma falta de diversidade na hora de pensar o elenco de uma campanha. Algumas das grifes que ela cita são Calvin Klein, Marc by Marc, Proenza Schouler, Victoria Beckham, Rag & Bone, BCBG, Rodarte, Mulberry, Preen, Prada, Versace, Marni, Celine, Chanel e Louis Vuitton.

Daniel Silver, da Duckie Brown, uma das marcas citadas, disse em entrevista ao blog especializado The Cut que eles fazem o casting em cima de quem as agências apresentam a fazem a esolha com base na disponibilidade e também pensando em quem veste melhor a roupa. “Se as agências tivessem uma lista mais variada, nosso casting seria mais diversificado.”

moda Prada versace modelos Victoria Beckham chanel Louis Vuitton celine mulberry rodarte Proenza Schouler balance diversity passarela BCBG Marc by Marc Bethann Hardison Rag & Bone alvin Klein Preen Marni

Leia também

Andrea Bocelli ganha documentário sobre carreira e vida pessoal


Janis Joplin no Brasil: Apenas uma Beatnik de Volta à Estrada


Bonecos colecionáveis: 13 opções incríveis para presentear no Natal


Adicionados recentemente: 5 produções para assistir no Prime Video


As últimas confissões de Kurt Cobain [Arquivo RS]


Violões, ukuleles, guitarras e baixos: 12 instrumentos musicais que vão te conquistar