Galeria - Filmes nacionais para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro em frente à telona - abre - Reprodução

Filmes nacionais para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro em frente à telona

Redação Publicado em 19/06/2014, às 11h42 - Atualizado às 15h20


Praia do Futuro

“Não é filme de casalzinho”, disse Wagner Moura, protagonista do mais recente filme do diretor Karim Aïnouz (O Céu de Suely, O Abismo Prateado), em entrevista recente à Rolling Stone Brasil. Praia do Futuro leva o nome de uma praia real no Ceará, e gira em torno da história do salva-vidas Donato (Moura), que passa por uma mudança de vida após resgatar o alemão Konrad (Clemens Schick).


O Lobo Atrás da Porta

O diretor e roteirista Fernando Coimbra baseou o suspense O Lobo Atrás da Porta na história real da Fera da Penha, uma mulher que sequestrou e assassinou uma criança nos anos 1960. A trama do filme se dá na relação entre três adultos, o casal Bernardo (Milhem Cortaz) e Sylvia (Fabiula Nascimento), e a amante Rosa (Leandra Leal), que dão relatos ao delegado (Juliano Cazarré) sobre o desaparecimento da criança.


Dominguinhos

A memória do lendário sanfoneiro Dominguinhos, morto no ano passado, vem à tona com o documentário produzido e dirigido pela cantora Mariana Aydar. Com imagens de arquivo e narração em primeira pessoa, Dominguinhos passeia pela vida do músico em diversas fases, da infância em Garanhuns, Pernambuco, onde ganhou a primeira sanfona do seu mentor Luiz Gonzaga, passando pela ida ao Rio de Janeiro e seus casamentos.


Junho - O Mês que Abalou o Brasil

Há um ano, o Brasil viveu uma onda de protestos que reuniu cidadãos com os mais diferentes propósitos, em diversas cidades pelo país. Como registro do momento histórico, o documentário Junho - O Mês que Abalou o Brasil revive as manifestações desde o início, com a passeata paulistana contra o aumento da tarifa do transporte público, até a reunião de milhões de pessoas em diferentes capitais. O longa tem direção de João Wainer e conta com Gilberto Dimenstein, Luiz Eduardo Soares, Contardo Calligaris, Juca Kfouri, entre outros.


Tim Lopes - Histórias de Arcanjo

O repórter investigativo da TV Globo Tim Lopes foi morto de maneira chocante há dez anos, a mando de um dos líderes do grupo criminoso Comando Vermelho, Elias Maluco. O documentário dirigido por Guilherme Azevedo Tim Lopes - Histórias de Arcanjo conta a história do jornalista pela visão do filho dele, com imagens de arquivo feitas por Tim, além de depoimentos de amigos e familiares.


Getúlio

Com uma imensa barriga e os cabelos brancos escassos, Tony Ramos vive o drama de uma das mais famosas e controversas personalidades políticas do Brasil. Getúlio tem foco no assassinato ao jornalista e político Carlos Lacerda, pela qual Getúlio Vargas foi acusado de ser o responsável. Ramos interpreta o ex-presidente em seus últimos dias, antes de ele se suicidar (teoricamente) no Palácio do Catete, com um tiro no peito, em 1954.


Os Homens São de Marte... E É Pra Lá Que Eu Vou

Baseado na peça de teatro de mesmo nome – um monólogo cômico e intimista interpretado Mônica Martelli –, Os Homens São de Marte... E É Pra Lá Que Eu Vou traz a ironia vivida por Fernanda (Martelli), de 39 anos, que vive organizando casamentos de outros casais enquanto ela mesma segue solteira. A busca pelo “par perfeito” marca o longa, dirigido Marcus Baldini.


Olho Nu

O documentário Olho Nu apresenta a vida de Ney Matogrosso por meio de imagens de arquivo, shows, videoclipes e programas de televisão, além de gravações caseiras. A vida de um dos artistas mais completos do Brasil é contada pelo diretor Joel Pizzini, da infância à vida adulta. O longa retrata o trabalho de Matogrosso no clássico grupo Secos & Molhados, e narra a bem-sucedida chegada dele à carreira solo.


Estreias



Em Busca de um Lugar Comum

Além dos longas que já estão em cartaz pelo Brasil, alguns outros filmes estreiam exatamente neste dia 19, sendo dois documentários e um drama luso-brasileiro. Em Busca de um Lugar Comum é uma visão do diretor Felippe Schultz Mussel (Morro dos Prazeres) sobre a Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, como um novo ponto turístico. A realidade da vida no morro e as questões sociais também são abordadas.


Jogo das Decapitações

O drama luso-brasileiro apresenta a história de Leandro (Fernando Alves Pinto), um paulistano que, em uma pesquisa de mestrado, sai em busca da obra de Jairo Mendes, artista morto após ser preso por matar a mulher durante a ditadura militar. O interesse de Leandro aumenta conforme ele se depara com histórias de desaparecidos políticos e filmes censurados, como Jogo das Decapitações, de Mendes, que dá nome ao longa. A direção é de Sergio Bianchi.


Tarja Branca - A Revolução que Faltava

Tarja Branca - A Revolução que Faltava é um documentário sobre “a pluralidade do ato de brincar”, como diz a sinopse do filme. O longa, dirigido por Cacau Rhoden, traz entrevistas com personalidades de diferentes áreas de atuação, como o músico e dançarino Antônio Nóbrega, o jornalista humorístico José Simão, o ator Domingos Montagner, o apresentador e músico Wandi Doratiotto, entre outros.


cinema wagner moura junho Leandra Leal filme nacional dominguinhos olho nu pra la que eu vou tim lopes getulio o lobo atras da porta praia do futuro em busca de um lugar os homens sao de marte tarja branca Jogo das Decapitações tony ramos

Leia também

Andrea Bocelli ganha documentário sobre carreira e vida pessoal


Janis Joplin no Brasil: Apenas uma Beatnik de Volta à Estrada


Bonecos colecionáveis: 13 opções incríveis para presentear no Natal


Adicionados recentemente: 5 produções para assistir no Prime Video


As últimas confissões de Kurt Cobain [Arquivo RS]


Violões, ukuleles, guitarras e baixos: 12 instrumentos musicais que vão te conquistar