Um box impressionante com lindas jams de estúdio, chamado Both Sides of the Sky, ganha vida neste mês de março
Kory Grow Publicado em 09/03/2018, às 13h46 - Atualizado em 03/04/2018, às 12h14
Stephen Stills se lembra muito bem daquele dia. Era o final de 1969 quando ele visitou o estúdio Record Plant, em Nova York, para curtir algumas horas de diversão musical com o amigo Jimi Hendrix, que topou tudo – a certa altura, pegou um baixo para acompanhá-lo em uma versão animada de “Woodstock”, de Joni Mitchell. Stills foi embora revigorado. “Vê-lo tocar era como acompanhar o melhor atleta que você já viu – como Muhammad Ali”, diz. “Ele me ensinou a parar de pensar e deixar acontecer.”
Essa versão de “Woodstock” aparece em Both Sides of the Sky, lançado no dia 9 de março, pela Sony Legacy Recordings, em diversos formatos, incluindo CD, digital e uma edição limitada de vinil duplo de 180g. Trata-se de um álbum de gravações inéditas de estúdio que Hendrix fez nos dois últimos anos de vida, enquanto acumulava fitas para lançar depois de resolver uma disputa contratual. É o último trabalho de uma trilogia que começou com Valleys of Neptune, de 2010, depois que a Sony chegou a um acordo com a irmã do guitarrista, Janie, para liberar as músicas.
Alguns notáveis colaboradores aparecem no set, incluindo, além de Stills, Johnny Winter e o vocalista/saxofonista Lonnie Youngblood (companheiro de Hendrix antes da fama na banda Curtis Knight & the Squires). Stills aparece em duas faixas gravadas em setembro de 1969: a cover de “Woodstock”, de Joni Mitchell (meses antes da famosa regravação do Crosby, Stills, Nash & Young), e uma original, “$20 Fine”. Winter surge em uma versão completa e remixada de “Things I Used to Do”, do Guitar Slim.
Both Sides of the Sky pesa a mão no blues, mas capta a diversão que Stills descreve: há uma poderosa “Mannish Boy”, com Hendrix cantando em falsete acompanhando a guitarra incendiária; durante “Lover Man”, uma favorita nos shows, ele executa espontaneamente a música-tema de Batman. “Quando tudo desmoronava, ele começava a tocar o tema de Batman ou do seriado Peter Gunn”, conta o engenheiro de Hendrix, Eddie Kramer, que trabalhou no projeto. “Ele queria manter tudo leve.” Kramer dá como exemplo “Cherokee Mist”, uma faixa instrumental maluca e hipnótica de sete minutos com Hendrix na guitarra e no sítar. “Soa como um animal selvagem à solta no estúdio”, diz. Revisitando as músicas, ele lembrou a alegria de trabalhar com Hendrix, que mixava as próprias partes enquanto Kramer mexia na mesa diminuindo e aumentando os outros instrumentos ao mesmo tempo. “Depois de terminar, caíamos na risada.”
Será que esta é a última palavra sobre o trabalho em estúdio de Hendrix? “É difícil dizer”, afirma o coprodutor John McDermott. “Com Jimi, sempre há esperança de que exista uma pilha de fitas realmente ótimas por aí. Ele amava gravar e criar.”
Capa e tracklist de Jimi Hendrix – Both Sides of the Sky Track
1 - "Mannish Boy" (inédita)
2 - "Lover Man" (inédita)
3 - "Hear My Train A Comin'" (inédita)
4 - "Stepping Stone" (inédita)
5 - "$20 Fine" (inédita, com Stephen Stills)
6 - "Power Of Soul" (versão estendida inédita)
7 - "Jungle" (inédita)
8 - "Things I Used to Do" (com Johnny Winter)
9 - "Georgia Blues" (com Lonnie Youngblood)
10 - "Sweet Angel" (inédita)
11 - "Woodstock" (inédita, com Stephen Stills)
12 - "Send My Love To Linda" (inédita)
13 - "Cherokee Mist" (inédita)
Andrea Bocelli ganha documentário sobre carreira e vida pessoal
Janis Joplin no Brasil: Apenas uma Beatnik de Volta à Estrada
Bonecos colecionáveis: 13 opções incríveis para presentear no Natal
Adicionados recentemente: 5 produções para assistir no Prime Video
As últimas confissões de Kurt Cobain [Arquivo RS]
Violões, ukuleles, guitarras e baixos: 12 instrumentos musicais que vão te conquistar