<b>EXPERIMENTOS</b> “Gosto de ver o que acontece quando você colide certas coisas”, diz Gotye - divulgação

Uma Estranha Ciência

Conheça o astro Gotye, criador por trás do sucesso “Somebody That I Used to Know”

Patrick Doyle/ Tradução: J.M. Trevisan Publicado em 12/04/2012, às 10h03 - Atualizado em 16/04/2012, às 11h11

Depois de se transformar em um dos maiores astros da Austrália com seu segundo álbum, lançado em 2006, Gotye, 31 anos, enfurnou-se em um celeiro na fazenda de 13 acres dos pais dele, nos arredores de Melbourne, e passou os dois anos e meio seguintes gravando sozinho em um laptop. “Carros passavam a 100 quilômetros por hora, corvos pousavam no telhado e ciscavam, e a temperatura subia e descia porque não havia aquecedor”, conta o cantor de indie pop. “No inverno, eu corria entre as gravações para me manter aquecido.” Funcionou: Making Mirrors fincou os pés no Top 40 norte-americano por sete semanas, e o single “Somebody That I Used to Know” arrebatou mais de 134 milhões de views no YouTube.

Nascido Wouter De Backer, na Bélgica, Gotye (pronuncia-se “gotiê”) se mudou com a família para a Austrália aos 2 anos. Cresceu obcecado por Sting, Depeche Mode e Peter Gabriel. Por volta de 2002, enquanto tocava bateria em uma banda de indie rock em Melbourne, aprendeu sozinho a construir faixas a partir de samples criados de fragmentos de world music e a fazer as próprias gravações. “Tudo que permita que você aborde um instrumento em particular ou um software de um modo diferente”, ele diz. “É isso normalmente o que tento fazer.”

Gotye compôs a linha de baixo de “Eyes Wide Open” brincando com a Winton Musical Fence, uma instalação de arte tocável, no interior da Austrália. “Eu parecia uma criança em um playground, correndo para lá e para cá, batendo nas coisas e gravando”, conta. Já o Groove dub chapado de “State of the Art” veio de um órgão Lowrey Cotillion vintage que os pais dele compraram para ele. “Gosto de ver o que acontece quando você colide certas coisas”, finaliza.

gotye

Leia também

Andrea Bocelli ganha documentário sobre carreira e vida pessoal


Janis Joplin no Brasil: Apenas uma Beatnik de Volta à Estrada


Bonecos colecionáveis: 13 opções incríveis para presentear no Natal


Adicionados recentemente: 5 produções para assistir no Prime Video


As últimas confissões de Kurt Cobain [Arquivo RS]


Violões, ukuleles, guitarras e baixos: 12 instrumentos musicais que vão te conquistar