Assim como em Nó Na Orelha, rapper faz imersão no que mais popular há na música brasileira
Luciana Rabassallo Publicado em 04/11/2014, às 13h46 - Atualizado em 07/11/2014, às 11h52
Por Luciana Rabassallo
Nasceu! Um dos discos mais aguardados de 2014, Convoque Seu Buda, terceiro registro de estúdio do rapper Criolo, foi disponibilizado para audição e download gratuito na noite desta segunda-feira, 3, sem aviso, pompa ou firula. Com 10 faixas, entre elas “Duas de Cinco”, que já havia saído no EP de mesmo nome, lançado em 2013, o álbum é uma nova imersão do músico no que mais popular há na música brasileira. Rap, samba, rock, reggae e forró são alguns dos gêneros pelos quais Criolo transita com leveza e naturalidade no disco.
Criolo volta a gravar após sucesso do disco que marcaria a despedida dele.
Produzido por Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral, Convoque Seu Buda foi gravado no estúdio El Rocha, na zona oeste de São Paulo, entre o fim de julho e o início de setembro. O álbum, mixado por Mario Caldato Jr. e masterizado por Robert Carranza, em Los Angeles, conta com participações de Kiko Dinucci, Juçara Marçal, Tulipa Ruiz, Neto, do grupo Síntese, e Rodrigo Campos, com destaque para Money Mark - produtor e colaborador dos Beastie Boys. Além do lançamento no Brasil, o trabalho foi divulgado simultaneamente na Europa – pelo selo Sterns Music - e nos Estados Unidos – pelo selo Circular Moves.
Ouça abaixo Convoque Seu Buda:
Criolo apresenta música nova durante manifestação no Recife; ouça.
Em entrevista publicada na edição 97/setembro da revista Rolling Stone Brasil, o rapper falou sobre o disco: “Você tem que sorrir, mas pode sorrir até certo tanto”, explica Criolo, sobre a maneira como o terceiro álbum refletirá tudo o que aconteceu com ele nos últimos anos. “Todo mundo fala de um sorriso largo, que isso contagia. Ao mesmo tempo, se você parar para pensar, o sorriso parece ter o prazo de alguns segundos.”
"Você tem que vencer por excelência do teu esforço", diz Criolo.
As comparações com os dois álbuns anteriores, Ainda Há Tempo (2008), gravado aos poucos e praticamente sem recursos, e o reconhecido Nó Na Orelha (2011), aclamado pelo público e pela crítica, são inevitáveis. Enquanto os fãs de rap esperavam uma sonoridade mais “pesada”, pauta em beats graves e rimas diretas como as de Ainda Há Tempo, Convoque Seu Buda exala o amadurecimento de Criolo como músico e decreta que não há barreiras musicais para o trabalho dele.
Leia a entrevista de Criolo na íntegra.
“Convoque Seu Buda”, “Esquiva da Esgrima” e “Plano de Voo”, além da já citada Duas de Cinco”, são as canções que carregam a origem artística de Criolo. Nas quatro faixas, ele rima sobre as desocupações violentas que aconteceram em São Paulo este ano, cita ídolos como Black Alien, Ferréz, Sartre, Nietzsche, Sabotage e Perrenoud, além de mostrar a insatisfação dele com a sociedade consumista e a preocupação com os irmãozinhos que estão nas ruas por conta da expansão imobiliária.
Criolo: Convoque Seu Buda é o nome do terceiro disco do rapper.
Assim como em Nó Na Orelha, o novo trabalho também carrega um samba e um reggae. “Fermento Pra Massa”, que tem arranjos de Kiko Dinucci e Rodrigo Campos, fala sobre a falta de pão na padaria por conta de uma greve de ônibus na cidade, que impossibilitou a ida do padeiro ao trabalho. Já o reggae “Pé de Breque”, que lembra muito “Samba Sambei”, do disco anterior, é uma ode ao estilo de vida pregado pelo Movimento Rastafári.
Criolo lança “Convoque Seu Buda”, primeiro single do novo álbum do rapper.
O grande destaque do álbum, contudo, é uma parceria entre Criolo e a cantora Tulipa Ruiz. Em “Cartão de Visita”, o mote gira em torno do dinheiro: MC Lon, expoente do funk ostentação, e Thassia, blogueira de moda teen, são citados na letra como jovens que souberam aproveitar a veia consumista da geração deles, enquanto o refrão retrata um garoto pedindo dinheiro no farol.
Mas as citações não param por aí. No meio da canção, Criolo, com voz empostada, solta a seguinte frase: "A alma flutua/ Leite a criança quer beber/ Lázaro, alguém nos ajude a entender", referindo-se a uma entrevista dada por ele ao apresentador Lázaro Ramos e que virou motivo de piada na internet por conta do discurso pouco claro de Criolo.
Racionais MC's confirmam disco de inéditas para dezembro: "Será potente", garante KL Jay.
As novidades de Convoque Seu Buda ficam por conta do baião dançante “Pegue Pra Ela”, que poderia estar em um disco do Instituto, projeto capitaneado por Ganjaman, Rica Amabis e Tejo Damasceno, ao lado de “Fio De Prumo (Padê Onã), outro forró com participação de Juçara Marçal e letra de Douglas Germano.
Public Enemy pede paz e o fim da discriminação racial durante show arrebatador em São Paulo.
O álbum terá shows de lançamento em São Paulo (13, 14, 15 e 16/11), no Rio de Janeiro (21/11), em Belo Horizonte (22/11), em Porto Alegre (3 e 4/12), em Caxias do Sul (5/12), em Curitiba (6/12) e em Cuiabá (20/12). Para outras informações sobre as apresentações, clique aqui.
Veja as faixas:
1 - Convoque seu Buda
2 - Esquiva da Esgrima
3 - Cartão de Visita (Part. Tulipa Ruiz)
4 - Casa de Papelão
5 - Fermento pra Massa
6 - Pé de Breque
7 - Pegue pra Ela
8 - Plano de Voo (Part. Síntese)
9 - Duas de Cinco
10 - Fio De Prumo (Padê Onã) (Part. Juçara Marçal)
Issa Paz e Dory de Oliveira lançam um emblemático clipe gravado em escola ocupada
Rapper Msário fala sobre a composição da canção "Jet", que tem participação de Max B.O. e Apolo
Exclusivo: veja a “vídeo-capa” de Violar, o novo disco do Instituto
Exclusivo: após seis anos, Flora Matos inicia nova fase da carreira com o lançamento do clipe "Canta Pra Chamar"
Criolo completa 40 anos e segue arrebatando públicos além do rap
Veja a capa de TransmutAção, novo disco de BNegão & Seletores de Frequência