Eduardo Praça (ex-Quarto Negro), no projeto Apeles, ao lado de Helio Flanders (Vanguart) - José Menezes

Exclusivo: ex-Quarto Negro, Eduardo Praça lança single solo em parceria com Helio Flanders

“Clérigo” é uma das faixas do álbum Rio do Tempo, estreia do projeto Apeles, que chega aos serviços de streaming em 23 de junho

Lucas Brêda Publicado em 08/06/2017, às 15h43 - Atualizado às 17h24

Por Lucas Brêda

Eduardo Praça, ex-integrante do Quarto Negro e guitarrista do Ludovic, está saindo em carreira solo. O projeto, denominado Apeles, prepara o primeiro disco, Rio do Tempo, para o próximo dia 23 e, nesta quinta, 8, já é possível ouvir uma das faixas do trabalho, “Clérigo”, com exclusividade no Sobe o Som.

“Clérigo” é uma parceria do Apeles com Helio Flanders, vocalista e líder do Vanguart. “Conheci o Helio em 2005, em Cuiabá, quando toquei na cidade com o Ludovic”, conta Praça. “Desde aquela época falávamos sobre produzir algo juntos. Ano passado, quando eu estava gravando o disco, o [produtor] Leonardo Marques sugeriu convidarmos o Helio para o dueto em ‘Clérigo’ e finalmente coroamos essa amizade tão duradoura.”

A faixa é cadenciada, remetendo ao clima de “Let Me Kiss You”, de Morrissey, e carregada por violão e piano. Conforme a canção vai ganhando forma, arranjos de corda e um baixo robusto elevam a tensão e a dramaticidade da faixa. Flanders e Praça dividem os microfones, cantando juntos e opondo grave (Praça) e agudo (Flanders) até no sofrido refrão: “Sabe quando te fascina como o sol que te ilumina de manhã.”

Segundo Praça, “Clérigo” é uma das músicas mais antigas da leva de composições que acabaram integrando o disco Rio do Tempo. “Compus parte dela na Argentina e ela soava bem diferente na época”, explica ele sobre a origem da canção. “O cello e o piano foram sugestões do Leonardo [Marques, produtor] e deram um toque bem especial à música.”

Rio do Tempo marca o primeiro trabalho de Praça depois de o Quarto Negro ter anunciado o fim das atividades. O álbum foi gravado, mixado e masterizado por Leonardo Marques, no Estúdio Ilha do Corvo, em Belo Horizonte, e traz dez faixas inéditas. Gabriel Soares, líder da banda Atalhos, é responsável pela bateria no disco.

Além de “Clérigo”, o Apeles já revelou a faixa “Sociedade dos Lobos”. Ouça as duas músicas abaixo.

Tracklist de Rio do Tempo

1 – “XXVI I '13”

2 – “Vermelha”

3 – “Funeral (Ode às Desvirtudes)”

4 – “Clérigo (part. Helio Flanders)”

5 – “De Manhã, Doce e Leve”

6 – “ XXV VI '16”

7 – “Imensamente Sutil”

8 – “Rio do Tempo”

9 – “Sociedade dos Lobos”

10 – “E Eu Anseio Pela Colisão dos Mundos”

música disco Produtor produção bateria solo belo horizonte ex atalhos apeles Vanguart helio flanders eduardo praça quarto negro ludovic 23 de junho rio do tempo sociedade dos lobos gabriel soares leonardo marques clérigo ilha do corvo

Leia também

Clipe: Emicida se transforma em Goku e Zeca Pagodinho vira Mestre Kame em 'Quem Tem um Amigo (Tem Tudo)'


Rincon Sapiência anuncia novo 'verso livre versão quarentena' durante live; veja detalhes


3 Perguntas Para... Dani Black: 'Tem uma sensação única que só se consegue passar ao vivo'


Quarentena indie: festival online Global Music Fest trará 21 bandas alternativas, de Built To Spill a Tempers


Supla regrava 'Jealous Guy', clássico solo de John Lennon: 'Sem compromisso' [VÍDEO]


Emicida lança Passarinhos Remix com banda chilena Moral Distraída - e a quarentena fica mais leve [VÍDEO]