Grupo liderado por Lou Barlow, baixista do Dinosaur Jr., fará seis shows no Brasil, passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Cataguases e Maringá
Pedro Antunes Publicado em 19/04/2014, às 15h56 - Atualizado em 21/04/2014, às 00h08
Por Pedro Antunes
Um nome que pode dizer tudo. O disco Tributoh, criado por bandas brasileiras em tributo ao trio herói do lo-fi norte-americano Sebadoh (sacou o título agora?), chega enfim a ver a luz do dia justamente no momento em que a trupe liderada por Lou Barlow está prestes a chegar ao país em uma turnê de seis datas em cinco cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Cataguases e Maringá, entre os dias 20 e 30 de abril).
Foram oito anos para que Leandro F., jornalista e músico mineiro, conseguisse tirar o disco do papel. Ele conta que chegou a trocar e-mails com Barlow, sugerindo o álbum com versões brasileiras das músicas dele e obteve uma resposta positiva.
Na época, 14 bandas responderam ao anúncio, já com as respectivas versões, mas a baixa procura, para o criador do projeto, fez com que o tributo acabasse colocado em estado de inanição. Foi impulsionado por dois amigos dele, Mariana Garcia e Mateus Waechter, que juntos assinam a curadoria do Tributoh.
No total, temos 1h02 de música, com 19 faixas e 18 grupos – só um deles se repete, Godofredo e Os Porta-Vozes do Além Túmulo, que toca “Renaissence Man” (do disco III, de 1991) e “Soul and Fire” (Bubble & Scrape, 1993). Os grupos brasileiros mostram ter feito a lição de casa e cada um destaca uma das características de Barlow e companhia.
Single Parents, já atuante na cena paulistana, faz uma versão shoegaze para “Skull”, enquanto o Spengler Tenglers, duo de Blumenau, escolheu passar “Willing To Wait” sob uma lente ainda mais doce – e o dueto de vozes, com destaque para Daniela Hasse, é impecável.
O tributo também mostra uma geração inteira de bandas nacionais captadas pelo sabor do lo-fi, mostrando a beleza que se encontra naqueles pequenos defeitinhos, distorções e acordes dissonantes.
Ouça o tributo no player abaixo. É possível também baixar o Tributohaqui . Para saber mais da turnê do Sebadoh no Brasil, acesse o site oficial da banda (aqui).
Clipe: Emicida se transforma em Goku e Zeca Pagodinho vira Mestre Kame em 'Quem Tem um Amigo (Tem Tudo)'
Rincon Sapiência anuncia novo 'verso livre versão quarentena' durante live; veja detalhes
3 Perguntas Para... Dani Black: 'Tem uma sensação única que só se consegue passar ao vivo'
Quarentena indie: festival online Global Music Fest trará 21 bandas alternativas, de Built To Spill a Tempers
Supla regrava 'Jealous Guy', clássico solo de John Lennon: 'Sem compromisso' [VÍDEO]
Emicida lança Passarinhos Remix com banda chilena Moral Distraída - e a quarentena fica mais leve [VÍDEO]