Banda pernambucana estreou com o álbum Movido a Vapor, um dos melhores de 2014
Lucas Brêda Publicado em 09/12/2014, às 12h05 - Atualizado às 16h41
Por Lucas Brêda
Após firmar residência em São Paulo e lançar o disco de estreia, Movido a Vapor, a banda pernambucana Tagore encerra 2014 com o 35º show do ano e já pensando em gravar um novo álbum. Antes disso, o grupo lança o clipe da faixa “Poliglota”, com exclusividade no Sobe o Som, espaço dedicado à música alternativa da Rolling Stone Brasil.
Bernoldi cria “Pasárgada boêmia” no clipe de “Kingston”
“É uma síntese metafórica para a pluralidade de raças”, explica Tagore Suassuna, vocalista da banda, sobre o termo principal da canção, “poliglota racial”. “É sobre essa subdivisão, essa segregação toda”. Com baixo vibrante e as batidas velozes no violão, “Poliglota” é uma das canções mais agressivas de Movido a Vapor, sem deixar de lado, entretanto, a irreverência e o regionalismo do grupo.
Ouça “Sobre o Amor e Pedras”, do Supercordas
No vídeo, os pernambucanos foram ao Instituto Ricardo Brennand, no Recife, e vestiram-se com trajes medievais para interpretar a música. “Pelo fato de o local parecer um castelo, nos vestimos daquela maneira e tentamos recriar a época, mas sem fazer nada muito elaborado”, conta Suassuna, explicando, em seguida, a opção pela atmosfera medieval: “Foi uma era conhecida como ‘Idade das Trevas’, uma época muito segmentada em relação ao convívio humano e às leis sociais.”
Assista ao clipe de “Poliglota”
Na próxima terça-feira, 16, o Tagore se apresenta no SESC Pompeia, em São Paulo, como parte do projeto Prata da Casa. O show será o 35º da banda desde abril. “É um número bom, né?”, brinca o vocalista. As apresentações se intensificaram após o lançamento de Movido a Vapor, disponível na internet a partir de agosto, mas vendido nos shows desde abril. Eles ainda planejam uma série de apresentações no nordeste, a partir de janeiro de 2015.
Pélico prepara novo disco e mostra trecho: “É o mais brasileiro da carreira”
Apesar do ano movimentado, Suassuna afirma que tem novas músicas e o próximo álbum está em fase de pré-produção. “Acho que até julho a gente lança”, sugere. “Demoramos muito para soltar o Movido a Vapor, então acumulamos muito material. Depois que viemos para o sudeste, compusemos muito também, então temos um material suficiente para lançar um disco cheio daqui até o meio de 2015.”
Tagore em São Paulo
16 de dezembro (terça-feira), às 20h
SESC Pompeia - Rua Clélia, 93 - Pompeia, São Paulo (SP)
Entrada gratuita
Exclusivo: ouça e baixe “Infinu”, do Boogarins, gravada em Orlando
Formado por Caramurú Baumgartner (percussão e voz), Julio Castilho (baixo), Emerson Calado (bateria) e João Cavalcanti (baixo, guitarra e sintetizadores), além de Suassuna, o Tagore já fez uma cover recheada de violões e melancolia para a faixa “I Talk To The Wind”, de King Crimson, especialmente para o SoS – ouça aqui.
Ouça o disco de estreia do Tagore, Movido a Vapor
Clipe: Emicida se transforma em Goku e Zeca Pagodinho vira Mestre Kame em 'Quem Tem um Amigo (Tem Tudo)'
Rincon Sapiência anuncia novo 'verso livre versão quarentena' durante live; veja detalhes
3 Perguntas Para... Dani Black: 'Tem uma sensação única que só se consegue passar ao vivo'
Quarentena indie: festival online Global Music Fest trará 21 bandas alternativas, de Built To Spill a Tempers
Supla regrava 'Jealous Guy', clássico solo de John Lennon: 'Sem compromisso' [VÍDEO]
Emicida lança Passarinhos Remix com banda chilena Moral Distraída - e a quarentena fica mais leve [VÍDEO]