Faixa faz parte de Pausa, EP de estreia do carioca, lançado em agosto do ano passado
Lucas Brêda Publicado em 24/02/2015, às 19h39 - Atualizado em 02/03/2015, às 16h23
por Lucas Brêda
A melancolia latente dos acordes do carioca João Capdeville ganha vida com a produção de Diogo Strausz na faixa “Lembra?” – cujo videoclipe é lançado com exclusividade no Sobe o Som. Capdeville, que lançou o EP de estreia, Pausa, no ano passado, visita as memórias do pai falecido na letra da música, uma das mais tocantes do cancioneiro dele.
Mais no SoS: Atalhos mostra folk “torto” em “José, Fiquei Sem Saída”
“Foi uma fase da minha vida que eu estava passando por algo muito chato”, confessa o cantor e compositor, sem muita firmeza. “É uma música muito dolorida porque em muitos momentos eu me lembro do meu pai, que já está falecido”. “Sorrisos vêm e vão/ Mas nunca hão de ficar”, canta Capdeville – com vocais que remetem ao ex-Los Hermano Marcelo Camelo – em “Lembra?”.
Com o desenrolar da canção, os ecos ficam mais frequentes e entram guitarra e percussão, revelando uma das características fundamentais ao som do carioca: o dedo de Diogo Strausz. Responsável pelo afamado Rainha dos Raios, de Alice Caymmi, e com um disco solo (Spectrum: Vol. 1) recentemente lançado, o produtor acrescenta instrumentos de sopro, backing vocals e dá a dimensão essencial às faixas de Pausa.
Revelação goiana, Carne Doce libera clipe de “Fetiche”
“Conheci o Strausz através de uma amiga em comum”, conta Capdeville. “Então, entrei em contato com o Diogo – gostei dele –, e a gente foi aos poucos montando o time”. O “time” de instrumentistas gravou o EP de estreia do cantor – com assinatura de Strausz – em junho, e ele foi chegou à internet em agosto do ano passado.
Para o clipe de “Lembra?”, Capdeville conta com o auxílio dos diretores Fernando Neumayer e Luís Martino, da produtora carioca Tocavídeos. “A ideia do clipe veio do Fernando e do Luís – e eu dei aqueles pitacos de sempre”, ri o músico. “Passei para eles a ideia que eu queria transmitir no clipe – que são as mesmas da música –, de solidão, melancolia e, principalmente, nostalgia.”
Assista ao vídeo de “Shooting Star”, do The Soundscapes
O vídeo foi gravado em um único dia, segundo Capdeville, “bem simples de se fazer”. Conheça abaixo.
Ouça também o EP de estreia de João Capdeville, Pausa.
Clipe: Emicida se transforma em Goku e Zeca Pagodinho vira Mestre Kame em 'Quem Tem um Amigo (Tem Tudo)'
Rincon Sapiência anuncia novo 'verso livre versão quarentena' durante live; veja detalhes
3 Perguntas Para... Dani Black: 'Tem uma sensação única que só se consegue passar ao vivo'
Quarentena indie: festival online Global Music Fest trará 21 bandas alternativas, de Built To Spill a Tempers
Supla regrava 'Jealous Guy', clássico solo de John Lennon: 'Sem compromisso' [VÍDEO]
Emicida lança Passarinhos Remix com banda chilena Moral Distraída - e a quarentena fica mais leve [VÍDEO]