Joe Corré - Nick Harvey/REX Shutterstock/AP

Atitude punk: filho do empresário dos Sex Pistols queimará milhões de libras em memorabilia musical

A iniciativa é uma reação ao evento que vai celebrar o aniversário de 40 anos do punk

Rolling Stone EUA Publicado em 22/03/2016, às 14h03 - Atualizado em 23/03/2016, às 13h42

Filho do falecido empresário dos Sex Pistols Malcolm McLaren e da designer de moda Vivienne Westwood, Joe Corré anunciou que queimará sua coleção de memorabilia e raridades ligadas à cena punk britânica, entre discos, roupas e outros itens. Ao todo, os objetos somam 5 milhões de libras, estima-se, segundo o jornal The Guardian. Trata-se de uma reação/protesto contra uma série de eventos organizados pelo estado e com o patrocínio de empresas chamada Punk.London, que contará com shows, exibição de filmes, debates e exposições para celebrar o aniversário de 40 anos do punk.

Insatisfeito com o fato de que a organização dos eventos é financiada por autoridades britânicas como a Loteria Nacional e por símbolos da indústria musical como a Live Nation, Corré afirmou que planeja queimar toda sua coleção no famoso distrito londrino de Camden (considerado o berço do punk na capital), no dia 26 de Novembro – mesma data em que foi lançado o single Anarchy In The U.K., que inauguraria a cena punk na Inglaterra.

“O fato de a Rainha ter abençoado a ideia de 2016 ser o Ano do Punk é simplesmente a coisa mais assustadora que eu já ouvi na minha vida”, disse Corré. “É um grande exemplo do punk e a cultura alternativa sofrendo apropriação por parte do mainstream. Em vez de um movimento em prol da mudança, o punk se tornou uma porra de peça de museu.”

Corré – que seguiu os passos de sua mãe no mundo da moda e fundou a marca de lingerie Agent Provocateur – ainda comparou 2016 a 1976 ao dizer que a sociedade britânica sofre da mesma “doença generalizada” que desaguou no nascimento ao punk. “As pessoas estão apáticas. E essa apatia faz com que elas se tornem conformistas. As pessoas não se sentem mais ouvidas, e por causa disso elas deixaram de lutar pelo que acreditam.”

música Londres Sex Pistols Punk anarchy in the uk memorabilia malcolm mclaren camden joe corré agent provocateur

Leia também

Jurassic Park: De onde vêm os sons dos dinossauros do filme?


Homem-Aranha: Ned pode virar vilão no MCU?


Estivemos em Las Vegas para a Diamond Celebration, no que seria o aniversário de 60 anos de Michael Jackson; saiba como foi


Fãs reclamam da “ausência” de Kurt Cobain em reunião do Nirvana, e Krist Novoselic responde com bom humor


Como os moods de cada dia influenciam no nosso gosto musical


457 guitarristas se juntam para tocar Highway to Hell e batem recorde mundial