“You Must Be Kidding" faz parte do projeto em que o músico faz canções inspiradas em manchetes do The Guardian
Redação Publicado em 26/02/2015, às 11h53 - Atualizado às 12h52
Como prometido, Will Butler está lançando uma música por dia inspirada por manchetes do jornal britânico The Guardian. Surpreendentemente, nesta quinta-feira, 26, o tema da canção foi a crise hídrica em São Paulo.
Edição 90 (perfil) – Arcade Fire: o fogo que não se apaga.
Batizada como “You Must Be Kidding”, a canção é inspirada em um texto da jornalista Claire Rigby com o título “São Paulo – Anatomy of a Failing Megacity: Residents Struggle as Water Taps Run Dry” (em tradução livre, “São Paulo - Anatomia de uma Megacidade em Colapso: Moradores Sofrem Enquanto Torneiras Secam”). A reportagem aborda a realidade de edifícios e condomínios em São Paulo que sofrem com o racionamento de água
Selecionamos as melhores covers feitas pelo Arcade Fire durante a turnê Reflektor.
O site da publicação ainda traz um depoimento de Butler sobre os dias que ele passou em São Paulo antes da apresentação do Arcade Fire no Lollapalooza 2014: “Durante a última turnê do Arcade Fire, fiquei alguns dias em São Paulo. Foi a primeira vez em que tive tempo livre para conhecer a cidade e fiquei muito animado com essa possibilidade. Amigos músicos nos levaram para passear e notei que há uma energia louca em São Paulo. Como na maioria das cidades que gosto, há também uma valiosa mistura cultural. Foi exaustivo conhecer tudo, mas, ao mesmo tempo, agradabilíssimo. Quero voltar em breve”.
Arcade Fire volta com mistura de influências no épico duplo Reflektor.
Em outro trecho do texto, o músico menciona a primeira vinda do grupo a São Paulo e faz referência ao hotel no qual ficou hospedado. “Tenho certeza de que este hotel vai conseguir obter água, não importa o quão difícil seja”, finaliza.
Ouça “You Must Be Kidding" abaixo:
Entenda o projeto
Will Butler - irmão de Win Butler, vocalista do Arcade Fire - vai divulgar Policy, primeiro disco solo dele, no dia 10 de março. Um protocolar lançamento, no entanto, não é bem o perfil do multiinstrumentista.
Edição 90 (perfil) – Arcade Fire: o fogo que não se apaga.
Butler vai sentar-se com o The Guardian (até o dia de divulgação de Policy) para criar canções baseadas nas manchetes do jornal, que serão publicadas no site do periódico. Ao falar sobre o projeto, o músico admitiu que as músicas do início da carreira de Bob Dylan o influenciaram na tentativa de escrever faixas diariamente.
“A ideia foi parcialmente inspirada em Bob Dylan, que costumava anunciar que certas canções eram baseadas em manchetes jornalísticas”, afirmou Butler. “Seria uma música que ele escreveu em mais ou menos em duas semanas, assim como ‘The Lonesome Death of Hattie Carroll’, umas das melhores faixas de todos os tempos”.
Arcade Fire volta com mistura de influências no épico duplo Reflektor.
O músico afirmou que o projeto diário vai testar a habilidade dele de fazer canções em um ritmo mais rápido do que o usual. Como é impossível prever as notícias do dia seguinte, Butler tem lido os jornais para projetar possíveis ideias de letras e melodias, deixando de lado faixas extremamente literais.
“Tenho lido o Guardian todos os dias, explorando todas as seções. Algumas delas me direcionam a canções possíveis. É um processo cruel, às vezes leio alguma coisa e penso, ‘poderia fazer algo muito substancial com essa história’”, afirmou Butler. “O julgamento de Dominique Strauss-Kahn, por exemplo, é algo deformado neste mundo, mas muito interessante. Ou quando se lê uma manchete na seção de ciência que diz ‘O universo é muito maior do que se imaginava’. Tudo isso é muito belo”.
Jurassic Park: De onde vêm os sons dos dinossauros do filme?
Homem-Aranha: Ned pode virar vilão no MCU?
Estivemos em Las Vegas para a Diamond Celebration, no que seria o aniversário de 60 anos de Michael Jackson; saiba como foi
Fãs reclamam da “ausência” de Kurt Cobain em reunião do Nirvana, e Krist Novoselic responde com bom humor
Como os moods de cada dia influenciam no nosso gosto musical
457 guitarristas se juntam para tocar Highway to Hell e batem recorde mundial