- Campus Party 2021 (Foto: Camilla Millan / Rolling Stone Brasil)

Campus Party 2021: Como é a vida do campuseiro na edição de 'retomada'?

O espírito da Campus Party é, justamente, os campuseiros que acampam no local — e eles contam à Rolling Stone Brasil a experiência

Camilla Millan Publicado em 14/11/2021, às 18h41

A Campus Party 2021 acontece entre os dias 11 e 15 de novembro para retomar as atividades presenciais de um dos maiores eventos de tecnologia, empreendedorismo e educação. A experiência, contudo, é ainda mais imersiva e completa para os famosos campuseiros.

Na edição de 2021, os dias 11 e 12 tiveram atividades completamente online enquanto, entre 13 e 15 de novembro, diversas experiências acontecem presencialmente em São Paulo, na Arena de Eventos do Anhembi — e, aí que entram os campuseiros do festival. 

+++ LEIA MAIS: Campus Party 2021: 'Agora é a revolução digital,' diz CEO Tonico Novaes [ENTREVISTA]

Viajantes de outras cidades e, inclusive, estados, os campuseiros acampam na Campus Party para, de fato, mergulharem na experiência 24 horas do evento. Afinal, o festival nunca dorme — e eles são responsáveis por fazer o evento continuar ativo mesmo de madrugada.

"Ser campuseiro é juntar forças, é essa união da comunidade," explicou Wellington Nepomuceno à Rolling Stone Brasil. Campuseiro há quatro edições do evento, o jovem entende que as pessoas que resolvem acampar no evento são, de fato, o coração da Campus Party.

+++ LEIA MAIS: Campus Party 2021 ressalta importância da cultura indígena na Amazônia

Diante dos diversos “perrengues” que acontecem fora do horário de visitação comum, os campuseiros tornam ativa a programação noturna. Conforme explicou Vinícius Lopes da Silva, após a programação de 13 de novembro, os que acampam no evento organizaram um karaokê - e esse é, basicamente, o espírito coletivo do festival.

“Os perrengues, querendo ou não, acontecem quando o pessoal que pegou o day pass foi embora. Ontem nós fizemos o karaokê e tava todo mundo se ajudando. Ele gera um companheirismo, uma empatia,” explicou. 

+++ LEIA MAIS: Campus Party 2021 retoma atividades presenciais com evento reduzido, mas altas expectativas

O "pacote campuseiro" completo, adquirido na hora da inscrição do evento, inclui uma barraca — montada por profissionais da Campus Party -, um espaço coberto, acesso aos banheiros do local possibilidade de 24 horas diárias da vivência do festival. O resto é, justamente, a vivência da comunidade interessada em discussões sobre o mundo geek, tecnológico, do empreendedorismo e educação.

Em relação à alimentação, como explicou a campuseira Isabela Santos de Castro, os patrocinadores costumam oferecer produtos gratuitos para os que acampam no local. Na última edição presencial, a jovem explicou que “sobreviveu” de macarrão instantâneo dado todos os dias pelas empresas que patrocinaram a Campus Party.

+++ LEIA MAIS: Campus Party 2021: Arena Freeplay se destaca como ótima opção de diversão e lazer no evento


Campuseiros e a edição de 2021

Devido ao formato híbrido e mais enxuto, a Campus Party 2021 não é exatamente igual às edições anteriores. Com menos atrações, barracas e espaço menor, os campuseiros veteranos notam, a diferença. Afinal, em meio às restrições pela pandemia de covid-19, a conhecida aglomeração do festival ainda não é possível. 

‘A gente ta vivendo o pós-guerra assim, por isso tá tudo meio travado,” explicou Renato Inson Filho para justificar o formato menor desta edição de 2021. Conforme explicam os organizadores, é um festival de “retomada”, não a Campus  Party como é conhecida normalmente.

+++ LEIA MAIS: Campus Party para todos os gostos: o que fazer se você é gamer, empreendedor, ou apaixonado por tecnologia

Mas como afirmou Wellington Nepomuceno, “o que faz a Campus são os campuseiros”, e, apesar das dificuldades dessa retomada “pós-pandêmica”, á um espírito coletivo para fazer o festival acontecer em sua grandiosidade. E até um jogo Just Dance noturno está programado para este domingo, 14, após a programação comum.

festival Tecnologia Games Geek anhembi feira campus party 2021 cultura gamer atividades presenciais

Leia também

Dakota Fanning revela que ouviu 'perguntas super inapropriadas' quando era atriz mirim


Por que De Niro e Scorsese tinham 'medo' de Jodie Foster no set de Taxi Driver


Campus Party 2021: Relembre os destaques da edição; arena freeplay, palestras e mais [LISTA]


Campus Party 2021: NFT, shows holográficos e as tecnologias na ‘era da experiência’ da indústria cultural


Campus Party 2021: Conheça Ubiratã, jogo de RPG baseado na mitologia indígena


Campus Party 2021: 'Agora é a revolução digital,' diz CEO Tonico Novaes [ENTREVISTA]