Em palestra durante a Campus Party 2021, Lucas Lima refletiu sobre o desenvolvimento tecnológico e futuro das favelas
Redação
Publicado em 11/11/2021, às 21h15Considerada uma das maiores feiras de tecnologia, educação e empreendedorismo, a Campus Party 2021 começou nesta quinta, 11 de novembro com formato híbrido. No primeiro dia do festival, Lucas Lima refletiu sobre o desenvolvimento tecnológico em favelas e trouxe uma importante perspectiva sobre a maneira de transformar a realidade nas comunidades.
Sem dúvidas, o desenvolvimento tecnológico no Brasil não é bem distribuído para todos os cidadãos. Então, como enxergar o futuro da tecnologia nacional e superar as barreiras dentro das favelas? Simples, com "gambiarra."
Em “Gambiarra, a perspectiva do desenvolvimento tecnológico dentro de favelas,” palestra que aconteceu nesta quinta, às 20h30, Lima, engenheiro mecânico, CEO da Infill e cria do complexo do alemão, trouxe uma visão inovadora sobre como mudar o futuro das comunidades e distribuir a tecnologia.
Com muito orgulho de fazer parte de uma das maiores favelas do Rio de Janeiro, Lima não quer ensinar uma cultura americanizada aos jovens, mas procura transmitir algo de comum conhecimento entre os brasileiros: a gambiarra. Contudo, longe de ser no sentido negativo.
“A gambiarra é uma tecnologia que, para a gente da favela, é considerada uma ferramenta de resolução de problemas a baixo custo… O futuro realmente está aqui, e precisamos distribuí-lo,” finalizou.
Com dois palcos disponíveis em 2021, a Campus Party explora temas como inovação, criatividade, ciências e empreendedorismo para oferecer uma experiência imersiva ao público interessado ou profissional na área.
Neste ano, o evento acontece em formato híbrido: entre 11 e 12 de novembro, a programação será virtual, e entre os dias 13 e 15, o festival será presencial e aberto ao público, no Centro de Eventos do Anhembi. Para comprar os ingressos, clique aqui.
ERA CAMPUS PARTY QUE VOCÊ QUERIA?
— Campus Party Brasil (@CampusPartyBRA) October 16, 2021
ENTÃO É CAMPUS PARTY QUE VAMOS TER!!!
Das barracas às bancadas, tudo está de volta! Uma Campus híbrida, com parte dos conteúdos digitais e toda uma Campus Party presencial para receber vocês novamente. pic.twitter.com/BvMyHxRFaI