Em palestra durante a Campus Party 2021, Luiza Caspary refletiu sobre a acessibilidade cultural para pessoas com deficiência
Redação Publicado em 12/11/2021, às 21h21
Uma das maiores feiras de tecnologia e empreendedorismo do país, a Campus Party 2021 contou com uma palestra de Luiza Caspary, nesta sexta, 12. Nela, a artista de voz refletiu sobre a acessibilidade cultural e como tornar os conteúdos das redes sociais de fácil acesso para todos os indivíduos, principalmente pessoas com deficiência.
Caspary é cantora, dubladora e compositora pioneira por fazer música com acessibilidade. Em 2019, lançou o segundo disco autoral, Mergulho — que conta com vídeo libras e legenda descritiva para a comunidade surda.
Quando a artista comenta sobre a acessibilidade, não se refere à produtos baratos, mas sim que possam ser alcançados por pessoas surdas, cegas, entre outros. Segundo pesquisa apresentada na palestra, 24% da população brasileira tem alguma deficiência. Pensando nisso, uma boa parcela das pessoas fica de fora de shows e eventos no país.
Premiada pelos projetos, Caspary deu diversos exemplos de como tornar as redes sociais acessíveis e destacou a legenda (sem ser a automática) como o primeiro passo para quem quer começar. Além disso, citou a audiodescrição como um recurso inovador e importante para os cegos.
“Precisamos entender as pessoas com deficiência como um público consumidor, e não como caridade,” finalizou Caspary.
Nesta edição, a Campus Party acontece em formato híbrido: entre 11 e 12 de novembro, a programação será virtual, e entre os dias 13 e 15, o festival será presencial e aberto ao público, no Centro de Eventos do Anhembi.
Para entrar na feira, é preciso estar com carteira da vacinação atualizada — seja digital ou no papel. Além disso, o festival exige o uso de máscara o tempo todo, além de recomendar o distanciamento de, pelo menos, um metro, entre as pessoas no evento.
Uma Campus Party histórica merece uma playlist memorável
— Campus Party Brasil (@CampusPartyBRA) November 11, 2021
E a @rollingstoneBR fez aquela playlist perfeita para os campuseiros curtirem cada momento do evento
Ahh, e não é só isso. Para que essa playlist fique cada vez mais com a cara dos nossos campuseiros ela é colaborativa pic.twitter.com/MzxyhjvNoA
Dakota Fanning revela que ouviu 'perguntas super inapropriadas' quando era atriz mirim
Por que De Niro e Scorsese tinham 'medo' de Jodie Foster no set de Taxi Driver
Campus Party 2021: Relembre os destaques da edição; arena freeplay, palestras e mais [LISTA]
Campus Party 2021: NFT, shows holográficos e as tecnologias na ‘era da experiência’ da indústria cultural
Campus Party 2021: Conheça Ubiratã, jogo de RPG baseado na mitologia indígena
Campus Party 2021: Como é a vida do campuseiro na edição de 'retomada'?