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10 filmes brasileiros para ficar de olho na 48ª Mostra de São Paulo

Ainda Estou Aqui, Baby e Malu são destaques da edição de 2024 da Mostra Internacional de Cinema de SP, que acontece entre 17 e 30 de outubro

Angelo Cordeiro (@angelocinefilo)

Publicado em 17/10/2024, às 09h00
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10 filmes brasileiros para ficar de olho na 48ª Mostra de São Paulo, que começa nesta quinta-feira (17) - Divulgação/Sony Pictures/Vitrine Filmes/Filmes do Estação

A 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa nesta quinta-feira (17) e acontece até o próximo dia 30 de outubro, e a seleção de filmes brasileiros desse ano conta com 83 filmes entre obras de novos diretores, de realizadores renomados, longas-metragens restaurados e mais.

A Mostra Brasil — um panorama contemporâneo da produção audiovisual no país — reúne 58 longas, enquanto quatro filmes fazem parte da Competição Novos Diretores. Um dos mais aguardados desta edição é Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, selecionado pelo Brasil para concorrer a uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. A seguir, confira dez destaques nacionais na programação:

Ainda Estou Aqui

Rio de Janeiro, início dos anos 1970, quando o país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: um pai, Rubens, uma mãe, Eunice, e os cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. O afeto e o humor que compartilham entre si são suas formas sutis de resistência à opressão que paira sobre o Brasil.

Um dia, eles sofrem um ato violento e arbitrário que vai mudar para sempre sua história. Eunice é obrigada a se reinventar e a traçar um novo destino para si e os filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país.


Baby

Após ser liberado de um centro de detenção juvenil, Wellington (João Pedro Mariano), 18 anos, se vê sozinho e perdido nas ruas de São Paulo, sem nenhum contato com os pais ou recursos para reconstruir a vida. Ele encontra Ronaldo (Ricardo Teodoro), um homem maduro que lhe ensina novas formas de sobrevivência. Gradualmente, a relação entre os dois se transforma em uma paixão conflituosa.


Malu

Malu (Yara de Novaes) é uma mulher de meia-idade que teve um passado glorioso e agora está presa em um grande caos existencial. A complexa relação com sua mãe conservadora (Juliana Carneiro da Cunha) e sua filha (Carol Duarte) torna a crise ainda mais aguda, entre momentos de carinho e alegria entre as três. Uma mulher em busca de si mesma.


Retrato de um Certo Oriente

Em 1949, o Líbano enfrenta uma guerra iminente. Dois irmãos católicos, Emilie e Emir, embarcam para o Brasil em busca de dias melhores. Na viagem, Emilie se apaixona por Omar, um comerciante muçulmano. Tomado pelo ciúme, Emir tenta separar o casal, sempre ressaltando as diferenças religiosas.

Quando estão quase chegando ao destino final, os homens se envolvem em uma briga, e Emir acaba ferido. A única opção de Emilie é descer em um vilarejo indígena, no meio da floresta, para buscar a cura para o irmão. Quando o rapaz melhora, os dois vão para Manaus, onde Emilie tomará uma decisão que terá consequências trágicas.

Abordando temas como memória, paixão e preconceito, o filme retrata a saga de imigrantes libaneses no norte do Brasil.


Os Enforcados

Em um Rio de Janeiro tomado pelo crime, o casal Valério (Irandhir Santos) e Regina (Leandra Leal) se vê envolvido em dívidas e traições herdadas da família de Valério. Uma noite, eles encontram o plano perfeito. Mas, ao executá-lo, são sugados por uma espiral de violência que parece não ter fim.


A Queda do Céu

Baseado nas palavras poderosas do xamã e líder yanomami Davi Kopenawa, o documentário retrata a comunidade watoriki durante o importante ritual funerário reahu, um esforço coletivo para segurar o céu.

O filme funciona como uma contundente crítica xamânica ao garimpo ilegal e à mistura mortal de epidemias trazidas pelos forasteiros, chamadas de “xawara”. Colocando em primeiro plano a beleza da cosmologia yanomami e dos espíritos xapiri, além de destacar sua força geopolítica, o longa nos convida a sonhar longe.


Manas

Marcielle é uma jovem de 13 anos que vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó, no Pará, com o pai, a mãe e três irmãos. Instigada pelas falas maternas, ela cultua a imagem de Claudinha, sua irmã mais velha, que teria partido para bem longe após “arrumar um homem bom” nas balsas que passam pela região.

Conforme amadurece, Marcielle vê ruírem muitas das suas idealizações e se percebe presa entre dois ambientes abusivos. Ciente de que o futuro não reserva muitas opções a ela, a garota decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres da sua comunidade.


Oeste Outra Vez

No sertão de Goiás, homens brutos que não conseguem lidar com as próprias fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros.

Oeste Outra Vez, que está na programação da 48ª Mostra de SP, foi destaque no Festival de Gramado (Divulgação/O2 Play Filmes)

 


Continente

Depois de 15 anos morando no exterior, Amanda volta para casa com o namorado francês, Martin. Eles chegam na enorme fazenda da família da jovem, localizada em um vilarejo isolado nas intermináveis planícies do sul do Brasil.

Lá, Amanda encontra o pai em coma e uma tensão cada vez maior entre os trabalhadores da propriedade. A única médica das redondezas é Helô, uma mulher que renuncia a si mesma para tratar dos habitantes da cidadezinha. A iminente morte do fazendeiro coloca Amanda, Martin e Helô no centro de um perturbador acordo com a população da vila.


O Clube das Mulheres de Negócios

Ambientado em um mundo imaginário onde os estereótipos de gênero estão invertidos. Durante um dia de folga do clube de campo, frequentado por poderosas mulheres de negócios, enquanto as sócias almoçam, três onças escapam do onçário onde vivem. A partir daí, começa um jogo de negação, mentiras e ataques que pode acabar mal.

 


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