Animação vencedora do Oscar, Ratatouille conquistou os fãs pelo enredo ousado e fora do comum
Redação
Publicado em 03/07/2022, às 16h00Em junho de 2007, Ratatouille levou os fãs da Pixar para Paris e mostrou a inesperada amizade entre Linguini, um jovem humano com a chance de trabalhar no renomado restaurante Gusteau's, e Remy, um rato que sonha se tornar um chef de cozinha.
Vencedora do Oscar de Melhor Filme de Animação, o longa-metragem conquistou o público com o cenário francês e os inúmeros detalhes realistas, mostrando que até um rato desprezível pode ser um protagonista heróico. Para comemorar os 15 anos de lançamento do filme, separamos 5 curiosidade sobre a icônica animação da Disney. Confira:
iam craving for any kind of food served in ratatouille (2007). they look so tasty pic.twitter.com/bWa9crnnHs
— icha🦄 (@winseulbear) February 4, 2022
+++ LEIA MAIS: 4 filmes sobre comida para se deliciar: Sem Reservas, Ratatouille e mais [LISTA]
Quando Linguini leva Remy para fora do restaurante, ele pega sua bicicleta e a pedala freneticamente pelas ruas de Paris, passando por uma catedral com um enorme vitral circular.
A borda da janela parece ser feita de pequenas cabeças de Mickey, seguindo a tradição da Disney de incluir Mickey's "escondidos" em seus filmes.
+++ LEIA MAIS: 18 anos de Lilo e Stitch: Confira 5 curiosidades sobre a animação da Disney
O crítico gastronômico Anton Ego está ligado à morte por meio de diversos símbolos visuais. A sala de trabalho dele é em formato de caixão, a máquina de escrever remete a uma caveira.
Ego é apresentado com o apelido "The Grim Eater", que faz referência ao termo em inglês "the grim reaper," criaturas que representam a morte. O apelido faz uma brincadeira com o crítico já uma crítica ruim dele pode "matar" um restaurante.
+++ LEIA MAIS: 6 cópias absurdas de animações de sucesso [LISTA]
Três anos antes de Ratatouille, Brad Bird dirigiu Os Incríveis, e um dos vilões do filme, um mímico ladrão de bancos chamado Bomb Voyage, faz duas breves participações especiais.
Ele é visto pela primeira vez na primeira página de um jornal que Colette está lendo. Mais tarde no filme, Linguini e Colette andam de patins por Paris, enquanto Bomb Voyage se apresenta em uma ponte.
+++ LEIA MAIS: Disney: Minnie Mouse troca vestido clássico por terno de Stella McCartney; entenda
Restaurantes extravagantes com estrelas Michelin geralmente não têm preços nos menus na vida real, e o Gusteau's parece seguir essa tradição. Quando os menus são mostrados ao longo do filme, nunca há preços visíveis escritos ao lado dos pratos.
im watching ratatouille and chef gusteau has canonically been on Bon Appetit magazine pic.twitter.com/0d7SC41F9M
— juan division (@PsychicCherub) November 27, 2019
Logo no começo do filme, a história do Chef Gusteau é contada e, em certo momento, vemos capas de revistas com o aclamado cozinheiro. As publicações Cuisine at Home e Bon Appétit existem na vida real e, na animação, cada capa mostra uma quantidade incrível de detalhes, incluindo manchetes e códigos de barras com preços.
Enquanto Remy anda por diversos apartamentos tentando encontrar um lugar seguro, vemos a sombra bem definida de um cão. Até 2009, o momento passou despercebido, mas com o lançamento de Up - Altas Aventuras, o público percebeu que a sombra pertence ao cachorro Dug, da Pixar.
O estúdio trabalha em seus filmes de animação há anos, então é possível que os criadores tenham colocado o easter egg antes que os fãs soubessem procurá-lo.
+++ LEIA MAIS: 5 animações da Pixar para fazer você chorar: de Luca a Up - Altas Aventuras [LISTA]