Evento com programação gratuita inclui também tributo a Alejandro Jodorowsky, pré-estreias latinas e os novos trabalhos de Dira Paes, Aly Muritiba e Erico Rassi
Redação Publicado em 19/09/2024, às 14h53
A 18ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, está marcada para acontecer entre os dias 24 e 29 de setembro, transformando a cidade mineira na capital do cinema.
Serão exibidos 110 filmes (59 longas, 2 médias e 49 curtas) de 15 países (Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, França, México, Panamá, República Dominicana e Uruguai) e 13 estados brasileiros (AL, AM, BA, ES, GO, MG, MS, PA, PB, PE, PR, RJ e SP), em 75 sessões. Todas terão entrada franca e serão distribuídas em 10 mostras temáticas: Continente, Território, Homenagem, Diálogos Históricos, A Cidade em Movimento, Vertentes, Praça, Curtas-metragens, CineMundi, Mostrinha, Cine-Escola e IC Play.
O tema deste ano da CineBH é "Estados do Cinema Latino-Americano". Títulos inéditos em circuito comercial de filme nacionais aguardados compõem a programação como O Clube das Mulheres de Negócios, da homenageada Anna Muylaery; O Dia que Te Conheci, de André Novais Oliveira; Pasárgada, de Dira Paes; Barba Ensopada de Sangue, de Aly Muritiba; Oeste Outra Vez, de Erico Rassi; entre outros.
Na Mostra Continente, os filmes inéditos no país que ganham pré-estreia na CineBH são Nada, de Adriano Guimarães (Brasil); Maestra, de Bruna Piantino (Brasil); Maldita Eva, de Pablo Spatola (Argentina); Pibas Superpoderosas, de Leonora Kievsky (Argentina); e Altamar, de Ernesto Jara Vargas (Costa Rica).
Já os inéditos da Mostra Território são: Mala Reputación, de Marta Garcia; Sol Infante Zamudio (Uruguai/Argentina); Carropasajero, de Juan Pablo Polanco Carranza e Cesar Alejandro Jaimes Léo (Colômbia), Sariri, de Laura Donoso (Chile); Posesión Suprema, de Lucas Silva (Colômbia).
A Mostra Diálogos Históricos, sempre voltada a um olhar ao passado reconfigurado no presente, prestará tributo aos 95 anos do cineasta chileno Alejandro Jodorowsky exibindo seus filmes de começo de carreira, todos produzidos no México: Fando e Lis (1967), El Topo (1970) e A Montanha Sagrada (1973).
Confira a programação completa aqui.
A 18ª CineBH irá homenagear este ano a cineasta paulista Anna Muylaert. A diretora e roteirista estará presente na abertura do evento, marcada para a noite de 24 de setembro no Cine Theatro Brasil, ocasião em que ela receberá o Troféu Horizonte, oficial do evento. Em seguida, seu mais novo filme, O Clube das Mulheres de Negócios, será exibido com entrada franca.
O festival também irá realizar uma Mostra Homenagem com títulos de Muylaert. Serão exibidos presencialmente quatro de seus longas-metragens: Durval Discos, que terá sessão a céu aberto, na Praça da Liberdade; Que Horas Ela Volta?; Mãe Só Há Uma e Alvorada, em salas espalhadas pela cidade. Na versão online da mostra estarão em exibição curtas e longas-metragens dirigidos por ela.
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo
Barack Obama lista Duna 2 e Um Completo Desconhecido entre os melhores filmes de 2024