- Troféu Grande Otelo (Foto: Reprodução/ Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais)

21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece hoje, no Rio de Janeiro

Ao vivo da Cidade das Artes a partir das 20h45, a premiação irá entregar 32 estatuetas pra renomadas produções. Confira os indicados!

Redação Publicado em 10/08/2022, às 13h00

A 21ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece nesta quarta-feira (10). Com o longa Marighella (2021) como grande destaque entre os indicados, a premiação será transmitida a partir das 20h45 no Youtube da Academia, no Canal Brasil e no Globoplay.

Organizada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, a cerimônia irá entregar 32 troféus Grande Otelo. Os prêmios serão divididos entre quatro tipos de produção, sendo elas longa-metragem nacional, curta-metragem nacional, séries independentes brasileiras e produções internacionais. Confira todos os indicados clicando aqui!

+++LEIA MAIS: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022 revela indicados, com Marighella na liderança; veja

Marcada pela volta dos eventos presenciais, a edição deste ano do Grande Prêmio será apresentada por Camila Pitanga e Silvero Pereira. Ao vivo da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, irá homenagear as mulheres produtoras do cinema nacional e o longa O Pagador de Promessas, que completa 60 anos em 2022.

Baseado no livro de mesmo nome escrito por Dias Gomes, o filme de 1962 foi dirigido por Anselmo Duarte e, no mesmo ano, tornou-se o único longa-metragem brasileiro a ganhar uma Palma de Ouro do Festival de Cannes. Com atores como Leonardo Villar e Glória Menezes em seu elenco, o filme ainda conta com Antonio Pitanga, pai de Camila Pitanga.

 

+++LEIA MAIS: Bacurau leva seis troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2020


Bacurau conquistou seis troféus em 2020

Com Silvero Pereira em seu elenco, o longa de 2019 foi um dos maiores concorrentes da edição de 2020 do Grande Prêmio. No final, o filme tornou-se o grande vencedor da cerimônia, ao conquistar seis das 15 categorias as quais foi indicado.

Além de receber o prêmio de Melhor Filme, o mais importante da noite, a obra de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles ainda levou os troféus de Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Roteiro Original, Melhor Efeito Visual e Melhor Montagem Ficção.

entretenimento notícia brasil cinema premiação cinema nacional Marighella Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Leia também

O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma


Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada


Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site


Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4


Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais


Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo