O documentário Shiny Flakes estreou na Netflix em 3 de agosto para contar a história surpreendente de Maximilian Schmidt
Camilla Millan Publicado em 16/08/2021, às 16h12
Um jovem de 19 anos que, de uma hora para a outra, constrói um império das drogas no próprio quarto. O documentário Shiny Flakes: Drogas Online estreou na Netflix em 3 de agosto para contar uma história surpreendente — e verídica — do alemão Maximilian Schmidt.
O jovem criou o site Shiny Flakes (flocos brilhantes, em tradução livre) em 2013 para vender as mais variadas substâncias ilícitas. Sem envolvimento anterior com atividades ilegais, Schmidt precisou aprender do zero, e conseguiu montar um esquema deixando pouquíssimos rastros.
Afinal, como um jovem monta um negócio milionário (e ilegal) repentinamente — e não é descoberto nem pelos pais? Talvez essa seja a grande questão que o documentário tenta responder para o público enquanto monta um perfil psicológico do criminoso.
O documentário é realizado de forma certeira para transmitir a essência deste jovem peculiar, cuja história ficou famosa mundialmente. Em meio às entrevistas e dramatizações, Shiny Flakes: Drogas Online é uma obra surpreendente; confira quatro motivos para assistir:
+++LEIA MAIS: 4 motivos para assistir Os Filhos de Sam, nova série de true crime da Netflix [LISTA]
Praticamente sozinho, o jovem Maximilian Schmidt se tornou um grande traficante de substâncias ilícitas. Ele era responsável por gerenciar o site, relacionamento com clientes, combinar entrega com fornecedores, embalar os produtos e apagar possíveis rastros da operação.
Quando os policiais descobriram o site, tinham certeza que se tratava de um grupo — contudo, Max era o único responsável. E como um jovem se transforma em um criminoso pelo computador de casa? Essa história envolvente é o foco do documentário, e é difícil não ficar atento aos acontecimentos.
Também chama atenção a frieza do jovem, que ao longo do documentário conta sobre os crimes de forma descontraída, orgulhoso de como conseguiu fazer dinheiro com o negócio ilegal online.
A história foi tão falada que se transformou em série da Netflix. Fictícia, mas baseada na vida de Max, a produção foi nomeada Como Vender Drogas Online (Rápido) e estrela Moritz Zimmermann e Lisa Novak.
+++LEIA MAIS: 4 motivos para assistir Night Stalker se você é fã de true crime [LISTA]
Apesar de inspirada na história verídica, a elogiada produção da Netflix também acompanha problemáticas e temáticas relacionadas à juventude alemã, assim como romances adolescentes e outras questões.
Para dar o tom da narrativa e das escolhas de Maximilian Shmidt, a produção entrevista o próprio jovem, que fala sobre as escolhas e o negócio ilegal com orgulho, caracterizado como arrogante e sem remorso pelas atitudes. Além disso, a trama conversa com ex-chefes do jovem, policiais, advogados e psicólogos.
As declarações conseguem envolver ainda mais a narrativa, possibilitando entender também como ocorreu a investigação policial até o ponto de prenderem o jovem.
Além de entrevistado, Maximilian Schmidt precisou recriar algumas cenas para deixar a trama ainda mais interessante. Os diretores Eva Müller e Michael Schmitt recriaram o quarto do jovem para as filmagens — o que torna a trama ainda mais verídica.
+++LEIA MAIS: 6 documentários sobre esporte para assistir na Netflix [LISTA]
As cenas do quarto, narradas pelo próprio Max, também fazem o espectador se aprofundar na história nos mínimos detalhes — e dão potência à narrativa surpreendente e situações explicadas pelo jovem.
+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo