Um dos atores brasileiros mais conhecidos internacionalmente, Rodrigo Santoro conta com uma carreira premiada e se destaca pelos papéis diversificados
Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 22/08/2021, às 11h00
Um dos atores brasileiros mais reconhecidos internacionalmente, Rodrigo Santoro iniciou a carreira em novelas nacionais, como Olho no Olho (1993) e Pátria Minha (1994), e logo fez sucesso em Hollywood. Nascido em Petrópolis, o ator completou 46 anos neste domingo, 22 de agosto.
Em 1995, conseguiu o primeiro grande papel: Serginho, personagem da novela Explode Coração. Desde então, Santoro é dono de uma trajetória premiada e se destaca pelo talento e papéis diversificados, tendo interpretado um rei persa em 300 (2006), Jesus Cristo em Ben-Hur (2016) e até mesmo um androide em Westworld (2016).
+++ LEIA MAIS: Rodrigo Santoro é comparado a Brad Pitt no jornal New York Post
Para comemorar a premiada carreira e aniversário do ator, confira cinco curiosidades sobre Rodrigo Santoro:
As novelas brasileiras foram responsáveis pelos primeiro papeis de destaque de Santoro. No entanto, o astro ficou 12 anos sem participar de uma - e retornou apenas com Velho Chico (2016), novela da Rede Globo em que interpretou o coronel Afrânio de Sá Ribeiro na primeira fase do personagem.
Ao longo da carreira, Santoro contou com papéis que exigiam muito do ator. Em Heleno (2011), filme sobre a vida do jogador de futebol mineiro Heleno de Freitas, o artista precisou emagrecer 12 quilos.
“Comecei a perder peso desde o princípio das filmagens. Cinema é assim, né? Tinha que estar às 5h da manhã no set, dormia super pouco. Também corri muito, fiz muito exercício aeróbico,” explicou em entrevista à Veja. Felizmente, todo o esforço valeu a pena, e Santoro entregou uma incrível performance como Heleno.
Com a carreira em filmes nacionais e internacionais, o ator provou como consegue ser extremamente versátil - mas há um estilo de papel que o artista costuma se destacar: personagens históricos. Interpretou o rei persa Xerxes em 300 (2006) e Jesus Cristo na nova versão de Ben-Hur (2016).
No drama de Hector Babenco sobre a maior prisão da América Latina, Carandiru (2003), Santoro realizou uma excelente performance como Lady Di. A atuação foi tão marcante que rendeu ao ator o prêmio de Revelação masculina no Festival de Cannes em 2004.
+++ LEIA MAIS: Morre ator André Ceccato, de Carandiru, aos 61 anos
Atualmente, Santoro tem uma carreira aclamada em Hollywood - e se destacou em Simplesmente Amor (2003), 300 (2006), Ben-Hur (2016), Project Power (2020) e como Hector em Westworld, série da HBO.
Toda a trajetória premiada começou com uma pequena participação do ator em As Panteras Detonando (2003), filme com Drew Barrymore e Cameron Diaz, no qual interpretou Randy.
+++ LEIA MAIS: Maquiagem de Rodrigo Santoro demorou 9 horas para ser feita em novo filme da Netflix
+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!
Tarantino exalta Coringa: Delírio a Dois: 'Está dizendo f***-se para o público'
Paul Mescal conseguiu papel em Gladiador 2 em reunião online: "Falamos por 10 minutos"
Irmãos Wayans irão se reunir para desenvolver novo Todo Mundo em Pânico
Os 10 melhores filmes do ator Jackie Chan - de Hong Kong à Hollywood
Queer, novo filme de Luca Guadagnino com Daniel Craig, ganha primeiro trailer
Francis Ford Coppola relembra exílio de Glauber Rocha: 'Chorou em meus braços'