Um dos atores mais versáteis de Hollywood, Willem Dafoe se destaca com papéis em filmes de guerra, biográficos e até mesmo de super-heróis
Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis)
Publicado em 22/07/2021, às 11h50Um dos artistas mais versáteis em Hollywood, Willem Dafoe se consagrou na indústria cinematográfica pelo enorme talento na atuação e papéis diversificados, sendo destaque em filmes biográficos, de guerra, e até mesmo de super-herói. Nascido em Wisconsin, Estados Unidos, o ator completou 66 anos em 22 de julho.
Começou a carreira de 38 anos como ator na Universidade de Wisconsin-Milwaukee, mas abandonou os estudos para fazer parte de um grupo de teatro recém-formado na época, o Theatre X.
+++ LEIA MAIS: Vídeo mostra como Willem Dafoe ficaria incrível como Coringa
O ator não possui nenhuma estatueta do Oscar, mas foi indicado quatro vezes - três delas como Melhor Ator Coadjuvante, por Platoon (1987), Shadow of the Vampire (2001) e Projeto Flórida (2018) - e uma como Melhor Ator pelo papel de Van Gogh em No Portal da Eternidade (2018).
Para comemorar o aniversário do ator, confira seis papéis icônicos de Willem Dafoe:
+++ LEIA MAIS: 6 atores com várias indicações ao Oscar - mas nenhuma vitória [LISTA]
Dirigido por Robert Eggers, O Farol (2019) se tornou um filme essencial na carreira de Dafoe, e foi responsável pelo prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Independent Spirit Awards de 2020.
No longa, o ator interpreta Thomas Wake, um faroleiro de uma remota ilha na Nova Inglaterra no final do Século 19. Quando um novo zelador (Robert Pattinson) chega, o isolamento faz com que novos mistérios sejam desvendados.
+++ LEIA MAIS: Robert Pattinson ‘quase socou a cara’ de diretor de O Farol
Drama independente da A24, Projeto Flórida (2017) trouxe uma bela e sensível performance de Dafoe como Bobby, gerente de uma hospedagem de beira de estrada nos Estados Unidos.
O filme conta a história de Moonee (Brooklyn Prince), uma garotinha que precisa enfrentar as dificuldades da vida nas redondezas dos parques da Disney.
No drama biográfico No Portal da Eternidade (2018), Dafoe interpreta o famoso pintor Vincent van Gogh. Devido à excelência da atuação do astro, o filme foi responsável pela única indicação do artista como Melhor Ator no Oscar.
Um dos personagens mais icônicos de Dafoe, o Sargento Elias Grodin, de Platoon (1986), consagra-se como um dos papéis mais emocionantes da carreira do ator. Além disso, o filme sobre a Guerra do Vietnã lhe rendeu mais uma indicação ao Oscar, dessa vez, como Melhor Ator Coadjuvante.
Mesmo com diversos papéis, muitas pessoas lembram do ator por um personagem bem diferente de sua carreira: Duende Verde, alter-ego de Norman Osborn, em Homem-Aranha (2002). O filme marca a estreia de Tobey Maguire como Peter Parker.
Em Mississípi em Chamas (1988), Dafoe dá vida a Alan Ward, agente do FBI que investiga a morte de três militares dos direitos civis. No filme dirigido por Alan Parker, o ator contracena com Gene Hackman e Frances McDormand.
+++ LEIA MAIS: 5 filmes que vão te deixar angustiado: de Bom Comportamento a Joias Brutas [LISTA]
+++ RS TRENDING | CONHEÇA OLIVIA RODRIGO: VIDA, RECORDES, SOUR E MAIS!