8 filmes que terão apresentações especiais na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - Divulgação/Warner Bros./Argos Films/Celluloid Dreams
VALE VER!

8 filmes que terão apresentações especiais na 48ª Mostra de SP

Relatos Selvagens e Paris, Texas serão apresentados na nova edição da Mostra Internacional de Cinema de SP, que acontece até o dia 30 de outubro

Angelo Cordeiro (@angelocinefilo) Publicado em 18/10/2024, às 07h15

A 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo já começou e, até o próximo dia 30 de outubro, contará com algumas apresentações especiais de filmes restaurados ou que fizeram história em edições anteriores do evento. A seguir, confira oito destaques da programação:

RELATOS SELVAGENS

Uma comédia de humor ácido com seis histórias que exploram o tema da vingança. Diante de uma realidade cruel e imprevisível, os personagens caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar essas figuras ao inegável prazer de perder o controle.

 


CAPITÃES DE ABRIL

Em Portugal, na noite de 24 para 25 de abril de 1974, uma estação de rádio toca uma canção proibida: “Grândola”. Poderia ser apenas um ato insubordinado de algum jornalista rebelde, mas era, na verdade, o sinal planejado para o início de um golpe de Estado militar que mudaria a face do país e o destino de vastos territórios na África.

Ao som da voz do poeta José Afonso, as tropas rebeldes tomam os quartéis. Às três horas da manhã, entram em Lisboa, sob o comando de jovens militares que lutam pela liberdade sem desrespeitar os civis ou fazer uso da violência. Ocorrida logo depois do triste golpe no Chile, a Revolução dos Cravos, em Portugal, se distingue pelo caráter político, mas também pacífico e lírico com que se desenrolou.

 


BRINCANDO NOS CAMPOS DO SENHOR

 

Um casal de evangélicos e o filho pequeno embrenham-se na selva amazônica brasileira para catequizar indígenas ainda arredios à noção de Deus. Martin Quarrier é um sociólogo motivado pelas experiências de outro casal, os Huben.

As intenções religiosas e a harmonia entre brancos e índios instabilizam-se com a presença de Lewis Moon, um mercenário descendente de povos originários americanos. Seu contato com a floresta o leva a questionar suas origens.

Brincando nos Campos do Senhor faz parte do projeto de restauro “Memória Hector Babenco”, concebido pela HB Filmes. A restauração utilizou o negativo original de imagem preservado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e escaneado pela Prasad Corp. O áudio foi restaurado a partir do printmaster original escaneado na Audio Mechanics.


ONDA NOVA - GAYVOTAS FUTEBOL CLUBE

Acompanhamos as histórias das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, um time feminino formado em 1983, em plena ditadura militar, ano em que o esporte foi regulamentado para as mulheres no Brasil, após ter sido banido por quatro décadas.

Com o apoio de renomados jogadores da época, como Casagrande, Pita e Wladimir, elas enfrentam os preconceitos de uma sociedade conservadora. Paralelamente, lidam com problemas pessoais e se preparam para um simbólico jogo internacional contra a seleção italiana.

Onda Nova – Gayvotas Futebol Clube foi restaurado e remasterizado em 4K por Julia Duarte, Aclara Produções Artísticas e a família de José Antonio Garcia, com a colaboração da Cinemateca Brasileira/SAC – Sociedade de Amigos da Cinemateca, Zumbi Post e JLS Facilidades Sonoras. O filme foi exibido na 7ª Mostra, em 1983. Logo em seguida, foi proibido pela censura do regime militar e só lançado quase um ano depois.


OS EDUKADORES

Jan, Peter e Jule formam um trio inseparável de amigos. Peter e Jule são namorados. Jan e Peter dividem o mesmo apartamento e uma militância política bastante original. Os rapazes acreditam que para mudar o mundo é indispensável fazer bem mais do que participar de todas as passeatas antiglobalização.

Clandestinamente, eles saem quase todas as noites e escolhem como alvo mansões vazias. Disfarçados com máscaras, mudam de lugar todos os móveis e deixam um misterioso bilhete: “Seus dias de abundância estão contados”. Assinado: Os Educadores.

Enquanto isso, Jule encara grandes privações financeiras desde que bateu o carro no Mercedes do rico empresário Hardenberg e foi condenada pelo tribunal a ressarci-lo. Em uma noite em que Peter viaja, Jan e Jule decidem dar uma lição em Hardenberg, remobiliando a casa. Mas Jule esquece ali o celular.

A remasterização de Os Edukadores em 4K foi realizada na O2 Pós. A coordenação de pós-produção foi feita por Malani Dias, e Francesco de Angelis fez a supervisão de pós-produção, com assistência de Paulo “Dunnone” Ferreira.


VIVA O CINEMA! UMA HISTÓRIA DA MOSTRA DE SÃO PAULO

A série conta a história da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, um dos eventos culturais mais tradicionais da América Latina, que há 48 anos agita a cidade apresentando centenas de filmes do mundo todo.

Pelo olhar irreverente da cineasta Marina Person, descobriremos as emocionantes e inusitadas histórias que marcaram essa trajetória de resistência, revelando quem foram as pessoas que encararam o desafio de produzir todo ano, sem nunca falhar — apesar das condições quase sempre desfavoráveis—, esse evento enorme e vital para a cultura brasileira. Descobriremos também como a Mostra se tornou um dos principais festivais do planeta e como o cinema, o Brasil e o mundo mudaram ao longo desses anos.

A série Viva o Cinema! conta a história da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, um dos eventos culturais mais tradicionais da América Latina (Foto: Divulgação)

PARIS, TEXAS

No meio do nada, um homem magro, de terno escuro e boné de beisebol vermelho surge no calor escaldante do deserto entre os Estados Unidos e o México. Seu nome é Travis. Ele bebe um último gole de água e segue em frente, obstinadamente, para uma região inóspita que os moradores chamam de “Parque do Diabo”. Travis pode parecer mudo e perdido, mas é movido pelo desejo de se reconectar com a família.

Paris, Texas foi restaurado digitalmente, com o negativo original 35mm escaneado em 4K na L’Immagine Ritrovata, em Bolonha, com apoio financeiro do CNC. A restauração e a correção de cor foram realizadas na Basis Berlin Postproduktion, com apoio da Chanel e do Programa de Financiamento do Patrimônio Cinematográfico Alemão (FFE). A restauração teve a supervisão do próprio Wim Wenders.


TAMBÉM SOMOS IRMÃOS

Requião é um viúvo de 50 anos que não pode ter filhos e decide adotar quatro crianças: duas brancas e duas negras. Durante a infância do quarteto, tudo corre bem, mas as limitações impostas aos negros no Brasil se acentuam, transformando-se em verdadeiras humilhações. Renato se submete a qualquer coisa, enquanto Miro abandona sai de casa e vai viver no morro.

O filme, dirigido por um homem branco, é considerado um dos marcos inaugurais na discussão do racismo e da luta de classes no cinema brasileiro. A restauração de Também Somos Irmãos foi feita pela Cinemateca Brasileira a partir de materiais remanescentes em 16mm.

Também Somos Irmãos, que discute racismo e classes sociais, está na programação da 48ª Mostra de SP (Foto: Divulgação)

Qual foi o melhor filme de 2024 até agora? Vote no seu favorito!

mostra internacional de cinema de são paulo mostra de sp Mostra de São Paulo Mostra Internacional de Cinema de SP

Leia também

'Calígula: O Corte Final' remove cenas explícitas e ganha nova versão; confira a data de estreia


A utopia de Francis Ford Coppola


Isabel May será filha de Sidney Prescott em Pânico 7; filme marca o retorno de Neve Campbell à franquia


Mufasa: O Rei Leão ganha trailer com nova versão de 'Hakuna Matata'


Cailee Spaeny descobriu que estaria em Alien: Romulus pelo Instagram


‘Wicked’: Confira as músicas presentes no filme com Ariana Grande e Cynthia Erivo