VALE VER!

8 filmes que terão apresentações especiais na 48ª Mostra de SP

Relatos Selvagens e Paris, Texas serão apresentados na nova edição da Mostra Internacional de Cinema de SP, que acontece até o dia 30 de outubro

Angelo Cordeiro (@angelocinefilo)

Publicado em 18/10/2024, às 07h15
COMPARTILHE
8 filmes que terão apresentações especiais na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - Divulgação/Warner Bros./Argos Films/Celluloid Dreams

A 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo já começou e, até o próximo dia 30 de outubro, contará com algumas apresentações especiais de filmes restaurados ou que fizeram história em edições anteriores do evento. A seguir, confira oito destaques da programação:

RELATOS SELVAGENS

Uma comédia de humor ácido com seis histórias que exploram o tema da vingança. Diante de uma realidade cruel e imprevisível, os personagens caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar essas figuras ao inegável prazer de perder o controle.

 


CAPITÃES DE ABRIL

Em Portugal, na noite de 24 para 25 de abril de 1974, uma estação de rádio toca uma canção proibida: “Grândola”. Poderia ser apenas um ato insubordinado de algum jornalista rebelde, mas era, na verdade, o sinal planejado para o início de um golpe de Estado militar que mudaria a face do país e o destino de vastos territórios na África.

Ao som da voz do poeta José Afonso, as tropas rebeldes tomam os quartéis. Às três horas da manhã, entram em Lisboa, sob o comando de jovens militares que lutam pela liberdade sem desrespeitar os civis ou fazer uso da violência. Ocorrida logo depois do triste golpe no Chile, a Revolução dos Cravos, em Portugal, se distingue pelo caráter político, mas também pacífico e lírico com que se desenrolou.

 


BRINCANDO NOS CAMPOS DO SENHOR

 

Um casal de evangélicos e o filho pequeno embrenham-se na selva amazônica brasileira para catequizar indígenas ainda arredios à noção de Deus. Martin Quarrier é um sociólogo motivado pelas experiências de outro casal, os Huben.

As intenções religiosas e a harmonia entre brancos e índios instabilizam-se com a presença de Lewis Moon, um mercenário descendente de povos originários americanos. Seu contato com a floresta o leva a questionar suas origens.

Brincando nos Campos do Senhor faz parte do projeto de restauro “Memória Hector Babenco”, concebido pela HB Filmes. A restauração utilizou o negativo original de imagem preservado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e escaneado pela Prasad Corp. O áudio foi restaurado a partir do printmaster original escaneado na Audio Mechanics.


ONDA NOVA - GAYVOTAS FUTEBOL CLUBE

Acompanhamos as histórias das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, um time feminino formado em 1983, em plena ditadura militar, ano em que o esporte foi regulamentado para as mulheres no Brasil, após ter sido banido por quatro décadas.

Com o apoio de renomados jogadores da época, como Casagrande, Pita e Wladimir, elas enfrentam os preconceitos de uma sociedade conservadora. Paralelamente, lidam com problemas pessoais e se preparam para um simbólico jogo internacional contra a seleção italiana.

Onda Nova – Gayvotas Futebol Clube foi restaurado e remasterizado em 4K por Julia Duarte, Aclara Produções Artísticas e a família de José Antonio Garcia, com a colaboração da Cinemateca Brasileira/SAC – Sociedade de Amigos da Cinemateca, Zumbi Post e JLS Facilidades Sonoras. O filme foi exibido na 7ª Mostra, em 1983. Logo em seguida, foi proibido pela censura do regime militar e só lançado quase um ano depois.


OS EDUKADORES

Jan, Peter e Jule formam um trio inseparável de amigos. Peter e Jule são namorados. Jan e Peter dividem o mesmo apartamento e uma militância política bastante original. Os rapazes acreditam que para mudar o mundo é indispensável fazer bem mais do que participar de todas as passeatas antiglobalização.

Clandestinamente, eles saem quase todas as noites e escolhem como alvo mansões vazias. Disfarçados com máscaras, mudam de lugar todos os móveis e deixam um misterioso bilhete: “Seus dias de abundância estão contados”. Assinado: Os Educadores.

Enquanto isso, Jule encara grandes privações financeiras desde que bateu o carro no Mercedes do rico empresário Hardenberg e foi condenada pelo tribunal a ressarci-lo. Em uma noite em que Peter viaja, Jan e Jule decidem dar uma lição em Hardenberg, remobiliando a casa. Mas Jule esquece ali o celular.

A remasterização de Os Edukadores em 4K foi realizada na O2 Pós. A coordenação de pós-produção foi feita por Malani Dias, e Francesco de Angelis fez a supervisão de pós-produção, com assistência de Paulo “Dunnone” Ferreira.


VIVA O CINEMA! UMA HISTÓRIA DA MOSTRA DE SÃO PAULO

A série conta a história da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, um dos eventos culturais mais tradicionais da América Latina, que há 48 anos agita a cidade apresentando centenas de filmes do mundo todo.

Pelo olhar irreverente da cineasta Marina Person, descobriremos as emocionantes e inusitadas histórias que marcaram essa trajetória de resistência, revelando quem foram as pessoas que encararam o desafio de produzir todo ano, sem nunca falhar — apesar das condições quase sempre desfavoráveis—, esse evento enorme e vital para a cultura brasileira. Descobriremos também como a Mostra se tornou um dos principais festivais do planeta e como o cinema, o Brasil e o mundo mudaram ao longo desses anos.

A série Viva o Cinema! conta a história da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, um dos eventos culturais mais tradicionais da América Latina (Foto: Divulgação)

PARIS, TEXAS

No meio do nada, um homem magro, de terno escuro e boné de beisebol vermelho surge no calor escaldante do deserto entre os Estados Unidos e o México. Seu nome é Travis. Ele bebe um último gole de água e segue em frente, obstinadamente, para uma região inóspita que os moradores chamam de “Parque do Diabo”. Travis pode parecer mudo e perdido, mas é movido pelo desejo de se reconectar com a família.

Paris, Texas foi restaurado digitalmente, com o negativo original 35mm escaneado em 4K na L’Immagine Ritrovata, em Bolonha, com apoio financeiro do CNC. A restauração e a correção de cor foram realizadas na Basis Berlin Postproduktion, com apoio da Chanel e do Programa de Financiamento do Patrimônio Cinematográfico Alemão (FFE). A restauração teve a supervisão do próprio Wim Wenders.


TAMBÉM SOMOS IRMÃOS

Requião é um viúvo de 50 anos que não pode ter filhos e decide adotar quatro crianças: duas brancas e duas negras. Durante a infância do quarteto, tudo corre bem, mas as limitações impostas aos negros no Brasil se acentuam, transformando-se em verdadeiras humilhações. Renato se submete a qualquer coisa, enquanto Miro abandona sai de casa e vai viver no morro.

O filme, dirigido por um homem branco, é considerado um dos marcos inaugurais na discussão do racismo e da luta de classes no cinema brasileiro. A restauração de Também Somos Irmãos foi feita pela Cinemateca Brasileira a partir de materiais remanescentes em 16mm.

Também Somos Irmãos, que discute racismo e classes sociais, está na programação da 48ª Mostra de SP (Foto: Divulgação)

Qual foi o melhor filme de 2024 até agora? Vote no seu favorito!

TAGS: mostra internacional de cinema de são paulo, mostra de sp, Mostra de São Paulo, Mostra Internacional de Cinema de SP