Christopher Nolan aproveitou para comparar fala de Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) com situação que Oppenheimer teve com governo dos EUA
Felipe Grutter (@felipegrutter)
Publicado em 28/02/2024, às 12h00Apesar de Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), estrelado por Christian Bale (Bruce Wayne/Batman) e Heath Ledger (Coringa), ser um dos maiores filmes de super-herói da história, a produção ainda tem uma fala específica que "atormenta" o diretor Christopher Nolan até hoje.
Durante entrevista ao Deadline, o cineasta revelou como essa fala em questão ressoa com a perseguição que J. Robert Oppenheimer teve do governo dos Estados Unidos após desenvolver a bomba atômica na Segunda Guerra Mundial.
"Estou atormentado por uma frase de O Cavaleiro das Trevas, e estou atormentado por ela porque não a escrevi. Meu irmão [Jonathan] escreveu. Isso me mata, porque é a frase que mais ressoa," afirmou Nolan. "E, na época, eu nem entendia. Ele diz: 'Ou você morre como herói ou vive o suficiente para se tornar o vilão.'"
"Eu li no rascunho dele e pensei: 'Tudo bem, vou mantê-lo aí, mas não sei realmente o que significa. Isso é realmente uma coisa?' Então, ao longo dos anos desde que o filme foi lançado, parece cada vez mais verdadeiro," continuou Christopher Nolan. "Nesta história, é absolutamente isso. Construa-os, destrua-os. É a forma como tratamos as pessoas."