- Halle Bailey (Foto: Matt Winkelmeyer / Getty Images) e Ariel em A Pequena Sereia (1989)

A Pequena Sereia: Halle Bailey expõe ataques racistas após ser escalada como protagonista

Halle Bailey, intérprete de Ariel, é a segunda protagonista negra de um filme do Walt Disney Pictures

Redação Publicado em 11/08/2022, às 14h35

A cantora e atriz Halle Bailey falou sobre os ataques racistas que recebeu após ser confirmada como protagonista do live-action da DisneyA Pequena Sereia (1989). Na animação original, a filha do Rei Tritão (Javier Barden) é originalmente branca.

Halle Bailey, intérprete de Ariel, é a segunda protagonista negra de um filme do Walt Disney Pictures. Anika Noni Rose dublou a personagem Tiana em A Princesa e o Sapo (2009).

+++ LEIA MAIS: Pequena Sereia: Melissa McCarthy comenta papel de Úrsula no live-action: ‘Uma das minhas vilãs favoritas’

Bailey contou em entrevista à Variety como foi essencial o apoio da família após os comentários racistas questionando a decisão do diretor Rob Marshall (O Retorno de Mary Poppins) sobre o papel principal.

Quero que a garotinha em mim e as garotinhas como eu que estão assistindo saibam que são especiais e que devem ser princesas em todos os sentidos. Não há nenhuma razão que eles não deveriam ser. Essa garantia era algo que eu precisava.

+++ LEIA MAIS: A Pequena Sereia: Como Halle Bailey impressionou Javier Bardem em ensaio para filme?

Halle mencionou que a família foi fonte de inspiração durante o processo de construção da personagem. Para o vínculo entre Ariel e o Rei Tritão, a jovem de 19 anos se espelhou em seu vínculo com o pai.

“Eu sempre falava sobre como meu pai é como um reflexo do Rei Tritão; ele sempre foi super protetor com minha irmã e eu”, disse Halle. “Essa é uma das coisas que amamos nele – o jeito que ele ama. Quando tive cenas com Javier [Bardem], tirei da minha experiência com meu próprio pai: quão profundo é esse amor e quão fortes e protetores são eles.”

+++ LEIA MAIS: Conheça a voz de Halle Bailey, a nova Ariel de A Pequena Sereia, em covers no YouTube

Além disso, a atriz frisou a importância dos avós, que a fizeram para a situação de outra forma - relembrando ocasiões misóginas que foram vítimas ao longo da vida.

Foi uma coisa inspiradora e bonita ouvir as palavras de encorajamento, me dizendo: ‘Você não entende o que isso está fazendo por nós, por nossa comunidade, por todas as meninas negras e pardas que vão se ver em você?’”.

A Pequena Sereia - O que sabemos sobre live-action da Disney?

O filme de animação A Pequena Sereia, de 1989, é uma das produções mais queridas da Walt Disney Pictures. O desenvolvimento da versão live-action começou em 2015, com o anúncio da direção de Rob Marshall (O Retorno de Mary Poppins).

Halle Bailey lidera o filme acompanhada de um elenco repleto de astros como: Melissa McCarthy (A Espiã que Sabia de Menos) como Úrsula, Daveed Diggs (Ponto Cego) como Sebastião, Jacob Tremblay (Extraordinário) como Linguado e Awkwafina (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) como Gaivota

+++ LEIA MAIS: A Pequena Sereia: Lizzo fez teste para interpretar vilã: ‘Ela faria twerk’

O musical conta também com o compositor original Alan Menken, quem volta a bordo ao lado Lin-Manuel Miranda (Hamilton). O live-action de A Pequena Sereia deve estrear em 2023.

notícia cinema Disney Halle Bailey racistas ataques A Pequena Sereia inspiração

Leia também

Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais


A condição de Halle Berry para fazer sequência do filme Mulher-Gato


'Calígula: O Corte Final' remove cenas explícitas e ganha nova versão; confira a data de estreia


A utopia de Francis Ford Coppola


Isabel May será filha de Sidney Prescott em Pânico 7; filme marca o retorno de Neve Campbell à franquia


Mufasa: O Rei Leão ganha trailer com nova versão de 'Hakuna Matata'