Atriz também mencionou o principal fator, em sua opinião, que resultou no fiasco do criticado filme de 2004
Igor Miranda Publicado em 19/10/2024, às 14h30
Existem casos de atores e atrizes cujas trajetórias entrarem em declínio devido a um simples trabalho ruim. Foi o caso de Halle Berry: pouco após ganhar o Oscar de Melhor Atriz, estrelou Mulher-Gato (2004). O filme baseado na personagem da DC foi um grande fiasco e se tornou uma mancha no currículo da artista.
À época, ela recebeu o infame prêmio Framboesa de Ouro de Pior Atriz por sua atuação na obra. A partir daí, sua carreira não foi mais a mesma.
Duas décadas após o lançamento, a artista participou de uma conversa com a Entertainment Weekly justamente focada em Mulher-Gato. Ela fez uma reflexão a respeito de todo o peso que carregou nas costas pelo fracasso do longa.
Halle lembrou que o simples fato de ser negra deixou a situação mais complicada. Ainda assim, ela tentou levar na esportiva e garantiu ter feito o possível para seguir em frente.
Eu não amei (a repercussão negativa). Sendo uma mulher negra, já estava acostumada a carregar a negatividade nas minhas costas, lutar, ser um peixe nadando sozinho contra a maré. Já estava acostumada a quebrar estereótipos e trilhar um caminho sem nenhum caminho. Não queria ser casual em relação a isso, mas fui lá e ganhei aquele Framboesa de Ouro, ri de mim mesma e segui em frente. Isso não me atrapalhou porque lutei como mulher negra a vida inteira. Um pouco de publicidade ruim sobre um filme? Eu não adorei, mas isso não iria parar meu mundo ou me impedir de fazer o que amo fazer.”
Na mesma entrevista, Halle Berry citou o principal fator, em sua opinião, que resultou no fracasso de Mulher-Gato. Para a atriz, o traje escolhido para a personagem já desagradou o público logo de cara e contribuiu para a repercussão negativa da obra.
Os fãs ficaram chateados com o traje. Era algo diferente, mas em nossas mentes, por que continuar fazendo a Mulher-Gato se você não assumir riscos e trazer algo diferente para ela? A beleza dele era o fato de ser mais adequado para minha versão dela, meu corpo, quem eu era e minhas sensibilidades.”
Denise di Novi compartilha da mesma opinião. A produtora se recorda como o público já reagiu de forma negativa ao ver o traje da personagem.
Essa foi a primeira coisa que começou com a negatividade. Era uma versão inicial antes de o aperfeiçoarmos. Era tão diferente do que o público se acostumou a ver no outro filme (‘Batman: O Retorno’, onde a personagem foi vivida por Michelle Pfeiffer). Esse traje, por definição, deveria cobrir tudo. Pensamos que seria mais legal deixá-lo rock & roll e (mais) descoberto.”
Para exemplificar o fracasso de Mulher-Gato, o longa possui apenas 8% de aprovação no Rotten Tomatoes, site agregador de críticas. Além disso, arrecadou apenas US$ 82 milhões com um orçamento de US$ 100 milhões.
Colaborou: Augusto Ikeda.
A dura crítica de Cate Blanchett aos filmes da Marvel
Salão de Baile: This Is Ballroom é o grande vencedor do 32º Festival MixBrasil
‘Arcane’: Tudo sobre o sucesso da Netflix e sua relação com League of Legends
Após estreia, Wicked e Gladiador 2 entram na disputa pelo Oscar 2025
Wicked traz participação superespecial — e não é a que você está pensando
Trilha sonora de Wicked será lançada em português? Universal Music responde