Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vai representar o Brasil no Oscar 2025 - Divulgação
NOVIDADE

Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vai representar o Brasil no Oscar 2025

A Academia Brasileira de Cinema anunciou a escolha pela novidade, estrelada por Fernanda Torres, nesta segunda-feira (23)

Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 23/09/2024, às 13h30 - Atualizado às 13h45

A Academia Brasileira de Cinema anunciou, nesta segunda-feira (23), que Ainda Estou Aqui, novo longa de Walter Salles (Central do Brasil), irá representar o Brasil na disputa pelo prêmio de Melhor Filme Internacional na 97ª edição do Oscar, a maior premiação do cinema, que acontece em março de 2025.

A novidade bateu Cidade; Campo, de Juliana Rojas; Levante, de Lillah Halla; Motel Destino, de Karim Aïnouz; Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges; e Sem Coração, de Nara Normande e Tião, que também eram finalistas na disputa pela vaga.

 

Qual é a história de Ainda Estou Aqui?

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens PaivaAinda Estou Aqui é ambientado no Rio de Janeiro, no início dos anos 1970, em meio à ditadura militar, e conta a história de Eunice, mãe de cinco filhos, que se envolve em uma busca infindável pela verdade após o seu marido, Rubens, ser levado por policiais à paisana e desaparecer.

O longa é estrelado por Fernanda Torres (Fim) e ainda conta com Fernanda Montenegro (A Vida Invisível), Selton Mello (O Filme da Minha Vida), Maeve Jinkings (Pedágio), Antonio Saboia (Destino Particular), Humberto Carrão (Marighella) e Marjorie Estiano (Sob Pressão) no elenco.

+++LEIA MAIS: O Auto da Compadecida 2, Ainda Estou Aqui e mais filmes brasileiros que estreiam em breve

Repercussão internacional

Após a estreia em Veneza, o jornal britânico The Guardian definiu Ainda Estou Aqui como “um drama sombrio e sincero sobre os desaparecidos do país”. O veículo ainda destacou a “performance incrível” de Fernanda Torres, que interpreta Eunice.

A Variety resumiu a produção como um “retrato profundamente comovente da memória sensorial de Walter Salles sobre uma família — e uma nação — rompida”. Para a publicação, o longa é “notável em sua graça e naturalidade”, além de “doloroso e belo”. Por fim, além de elogios a Torres, também sobraram cumprimentos à fotografia de Adrian Teijido, que dá a "textura de uma história que não está sendo contada, mas lembrada”.

O Deadline afirmou que Fernanda Torres deve figurar entre os concorrentes aos prêmios de cinema por sua atuação no longa e ainda elogiou a participação de Fernanda Montenegro — mãe de Torres e indicada ao Oscar por Central do Brasil, também de Salles —, que assume o papel de Eunice em uma segunda fase: “Mãe e filha, ícones do cinema brasileiro, aparecendo no mesmo filme", destacou o site. Assista ao trailer do filme:

Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!

oscar selton mello walter salles fernanda montenegro fernanda torres Ainda Estou Aqui Oscar 2025

Leia também

Após minissérie, Netflix anuncia documentário sobre o caso Irmãos Menendez


Emilia Pérez, com Selena Gomez e Zoë Saldaña, ganha trailer nacional


Ainda Estou Aqui, representante do Brasil no Oscar, ganha data de estreia


O filme clássico dos anos 1960 que é o favorito de Steven Spielberg


Luta por sobrevivência continua no trailer oficial de O Poço 2, da Netflix


Thunderbolts*, novo filme da Marvel, ganha primeira prévia