- Fernanda Torres no Festival de Cinema de Veneza (Foto: Franco Origlia/Getty Images)
Candidata ao Oscar?

Ainda Estou Aqui: Fernanda Torres é elogiada por papel em filme de Walter Salles; veja repercussão internacional

Atriz interpreta a história de Eunice Paiva, brasileira que passou anos para descobrir o paradeiro do marido desaparecido durante a ditadura militar

Por Rodrigo Tammaro Publicado em 02/09/2024, às 17h23

Ainda Estou Aqui, novo filme de Walter Salles com Fernanda Torres, Selton Mello e participação especial de Fernanda Montenegro, foi exibido no último domingo (1°) no Festival de Cinema de Veneza.

A obra é inspirada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que conta a história de sua família. O enredo acontece a partir da década de 1970 e segue a luta de Eunice Paiva, mãe de Marcelo. Ela buscou descobrir o paradeiro do marido, o ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar.

+++LEIA MAIS: 'Ainda Estou Aqui' filme de Walter Salles, ganha primeiro trailer; assista

O longa teve boa crítica na imprensa internacional, que destacou principalmente o aspecto emocional da obra e a atuação de Fernanda Torres. Veja a seguir como foram as análises.

Repercussão internacional

O jornal britânico The Guardian definiu o filme como “um drama sombrio e sincero sobre os desaparecidos do País”. A crítica afirma que a obra perde um pouco do ritmo ao longo do tempo, mas chamou de “performance incrível” a atuação de Fernanda Torres, que interpreta Eunice.

No portal Variety, o título da análise foi “O retrato profundamente comovente da memória sensorial de Walter Salles sobre uma família – e uma nação – rompida”. O texto lembra da proximidade de Salles com a família Paiva, com quem ele conviveu a partir da adolescência.

Fernanda Torres em cena de 'Ainda Estou Aqui' (Imagem: Reprodução)

A Variety ainda definiu o longa como uma produção “notável em sua graça e naturalidade”, além de chamar o filme de “doloroso e belo”. Elogios também foram feitos à “performance gloriosa” de Fernanda Torres e à fotografia de Adrian Teijido, que dá a "textura de uma história que não está sendo contada, mas lembrada”.

O site Deadline também mencionou a atuação de Torres, destacando que ela deve figurar entre os concorrentes aos prêmios de cinema após o longa. Há ainda elogios à Fernanda Montenegro – mãe de Fernanda Torres e indicada ao Oscar por Central do Brasil, outro filme de Salles. Ela assume o papel de Eunice quando a matriarca da família Paiva estava mais velha. “Mãe e filha, ícones do cinema brasileiro, aparecendo no mesmo filme", destacou o site. 

No Screen Daily, Ainda Estou Aqui foi chamado de “homenagem envolvente e comovente a uma mulher formidável e sua família”, novamente com elogios à “performance magnífica” de Fernanda Torres.

+++LEIA MAIS: O Auto da Compadecida 2, Ainda Estou Aqui e mais filmes brasileiros que estreiam em breve

Já o Hollywood Reporter lembrou que diversas produções brasileiras abordam a ditadura, mas que  “não é sempre que o espírito de protesto contra os horrores do governo militar é visto por uma lente tão íntima”. 

A análise também destacou a fotografia e a trilha sonora. “É um filme envolvente e profundamente tocante. É um dos melhores de Salles”, escreveu o Hollywood Reporter.

Aplausos e lágrimas

Depois da exibição em Veneza, Ainda Estou Aqui levou o público às lágrimas, incluindo Marcelo Rubens Paiva, que esteve presente na sessão. Além disso, o longa – que é a grande aposta brasileira para o Oscar 2025 –, foi aplaudido por cerca de 10 minutos ao fim da sessão.

Ainda Estou Aqui é uma produção original Globoplay. A data de estreia não foi confirmada.

Estou ainda Walter salles elogiada aqui Fernanda torres

Leia também

Peaky Blinders: Elenco não anunciado do filme é 'alucinante', diz criador


007: Ator de Q retornará no próximo filme de James Bond? Ator responde


Tyler, the Creator entra no elenco de novo filme da A24


Rivais, com Zendaya, ganha data de estreia no Prime Video


Pixar teria tentado deixar Riley "menos gay" em Divertida Mente 2


Mickey 17, novo filme do diretor de Parasita, ganha trailer