- Alec Baldwin em Rust (Foto: Divulgação)
RUST

Alec Baldwin diz que não quer assistir ao filme Rust: 'A coisa mais difícil com a qual já lidei'

Durante filmagens de Rust, em 21 de outubro de 2021, atirou acidentalmente contra a diretora de fotografia Halyna Hutchins, que não resistiu

Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 26/11/2024, às 10h42

Protagonista de Rust, dirigido por Joel Souza, Alec Baldwin revelou como não quer assistir ao filme após o tiroteio fatal da diretora de fotografia Halyna Hutchins no set. Segundo o ator, as consequências do acidente foram "obviamente a coisa mais difícil com a qual já enfrentei na minha vida."

Em outubro de 2021, uma arma cenográfica empunhada por Baldwin disparou uma bala real que matou Hutchins e feriu gravemente Souza. O ator foi acusado de homicídio culposo antes de um juiz encerrar o caso em 12 de julho de 2024.

Hannah Gutierrez-Reed, armeira no set de filmagens de Rust, foi julgada sob acusação de homicídio culposo, do qual se declarou inocente. Em março de 2024, o júri a condenou, mas a considerou inocente de adulteração de provas. Ela pode, no entanto, ser liberta como resultado do arquivamento do caso.

A produção já foi exibida em festivais. Estreou no festival EnergaCamerimage em Toruń, Polônia, mas Alec Baldwin não foi convidado. No entanto, ele apareceu no Festival de Cinema de Torino na primeira aparição em um festival desde a tragédia.

Durante entrevista à Variety no Festival de Cinema de Torino, na Itália, o artista de 66 anos falou sobre o impacto que o incidente teve sobre ele e foi questionado se havia assistido à versão final do filme ou se gostaria de assistir.

"Neste momento, não. Só porque esta é obviamente a coisa mais difícil com que já enfrentei na minha vida. Além das próprias vítimas, o que mais me dói é o que isso fez com minha esposa," afirmou. "Minha esposa ficou muito, muito traumatizada com isso. Tem havido muita dor. Quando você é casado com alguém e tudo estava indo muito bem e tínhamos sete filhos... e o chão cai. É muito assustador e muito perturbador."

E estamos tentando manter o vento em nossas velas, para fugir dessas coisas. Porque o filme não é independente. Sempre será ofuscado por isso.

"Os últimos dois anos desta situação apenas me martelaram, apenas me esgotaram. E eu tenho a obrigação, como qualquer outro homem que é pai, ou casais de pais – dois homens que têm filhos, seja o que for – temos a obrigação de guardar o que temos de melhor para os nossos filhos," continuou. "E essa tem sido a parte difícil para mim."

Em seguida, Alec Baldwin expressou desejo de Rust ser lançado oficialmente nos cinemas: "Que devolva o dinheiro aos seus investidores. Você nunca quer que essas pessoas que acreditaram em seu projeto sejam deixadas de lado. E espero que o filme seja vendido e que ele [Matt Hutchins, marido de Halyna] receba dinheiro. Todos nós fizemos um acordo com ele e todos queremos seguir em frente. Mas esta ideia de que as pessoas – que permanecerão anônimas – dizem: ‘Vocês estão lucrando com isto!’ É absolutamente errada."

Para terminar o filme – e esta é a única coisa que posso dizer porque tenho outro caso [civil] pendente – viajamos para Montana. Todos os meus médicos me disseram ‘não vá’ – profissionais de saúde mental, cardiologistas. Quer dizer, depois disso fiquei muito doente por um tempo, fisicamente esgotado e doente. Mas eu fui.

"Eu disse ao Joel [Souza]: 'Você vai fazer isso? Se você acha que é importante fazer isso, eu farei. Se for a única maneira de resolver o caso com o marido [de Hutchins] e o espólio é terminar o filme, vamos lá,'" relembrou. "Então fomos para Montana. Terminamos… e eu renunciei aos meus honorários. Devolvi-lhes a taxa no orçamento. Renunciei a todo o meu back-end. Eu dei tudo para o marido dela. Ele é dono do filme. Acredito que o marido dela seja o único proprietário do filme, embora eu possa estar errado. Tudo foi feito pensando nisso."

+++LEIA MAIS: Alec Baldwin planeja processar promotor e xerife de Santa Fé após anulação de julgamento
+++LEIA MAIS: Diretor de Rust sobre julgamento de Alec Baldwin: 'Importa se eu acho justo ou não?'
+++LEIA MAIS: Alec Baldwin é parcialmente culpado pelo tiroteio fatal em Rust, diz Tarantino
+++LEIA MAIS: Juíza mantém rejeição das acusações contra Alec Baldwin; veja
+++LEIA MAIS: Alec Baldwin reflete sobre ter perdido papel para Ray Liotta em Os Bons Companheiros

filme rust halyna hutchins joel souza alec baldwin tiroteio

Leia também

Conheça American Sports Story, nova série do criador de Irmãos Menendez


Fernanda Torres homenageia Eunice Paiva, que inspirou Ainda Estou Aqui


Ainda Estou Aqui volta a liderar as bilheterias brasileiras


Fãs criam abaixo-assinado para pedir por trilha sonora em português de Wicked


As reflexões de J.K. Simmons sobre seu personagem no filme Whiplash


Wicked: Idina Menzel e Kristin Chenoweth compartilham fotos dos bastidores; confira