Das mais diversas gerações, 'rainhas do terror' marcaram gerações e serviram de inspiração para o gênero nos cinemas
Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 15/12/2022, às 15h59
Definitivamente, 2022 foi o ano de Jenna Ortega, que estrelou duas aclamadas produções de terror: X - A Marca da Morte e Pânico 5. Além disso, a artista ainda foi protagonista de Wandinha, comédia de terror da Netflix.
No entanto, Ortega não é a única atriz a se destacar em filmes de terror e marcar época - e existe diversas que possuem grande legado. Veja, abaixo, lista com sete outras "rainhas do terror," de Jamie Lee Curtis a Neve Campbell, feita pela Rolling Stone Brasil:
Neve Campbell estrelou uma das principais franquias de slasher da história do cinema. Nos cinco filmes de Pânico, a atriz interpretou Sidney Prescott, moradora da cidade Woodboro que sempre era perseguida pelo implacável assassino Ghostface.
Jamie Lee Curtis dispensa qualquer apresentação. A icônica atriz de 64 anos é a grande estrela da franquia Halloween, a qual começou em Halloween - A Noite do Terror (1978) e teve revitalização em 2018 com três filmes.
+++LEIA MAIS: Halloween: Reboot 'mudou a vida' de Jamie Lee Curtis; entenda
Desta lista, Emma Roberts é o primeiro grande destaque da televisão estadunidense. Nas telinhas, a atriz participou de dois seriados de terror bem-recebidos por público e crítica: Scream Queens e American Horror Story. Além disso, participou de Pânico 4 (2011) - e a atuação dela foi destaque em um filme bastante criticado.
Com uma carreira com trabalhos mais concentrados em séries de televisão, Jennifer Love Hewitt brilhou em Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997) e na continuação, Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1998).
Sarah Michelle Gellar trabalhou com Jennifer Love Hewitt em Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado e foi um dos destaques do longa. Além disso, a atriz também participou de continuações de outras franquias de terror consagradas: Pânico 2 (1997) e O Grito 2 (2006).
A mais nova "rainha do terror," Mia Goth é uma das principais revelações de Hollywood e uma das atrizes mais talentosas da geração. A britânica neta da atriz brasileira Maria Gladys se destacou bastante em 2022 ao estrelar dois filmes de terror da mesma franquia: X - A Marca da Morte e Pearl - e a atuação dela foi bastante aclamada, com razão.
+++LEIA MAIS: A24 anuncia continuação de X - A Marca da Morte; conheça MaXXXine
Além disso, ela trabalhou em outras produções do gênero, como A Cure for Wellness (2016), Suspiria (2018) e Marrowbone (2017).
Um dos nomes mais icônicos do terror e mãe de Jamie Lee Curtis, Janet Leigh participou de um dos maiores filmes do gênero, Psicose (1960), dirigido por Alfred Hitchcock. Ela interpretou Marion Crane, que morre nas mãos de Norman Bates (Anthony Perkins) enquanto toma banho, em uma das cenas mais famosas da história do cinema.
+++LEIA MAIS: Halloween Kills: Jamie Lee Curtis vai à pré-estreia vestida como Marion, de Psicose
Leigh repetiu parceria com Hitchcock em filmes de diversos gêneros, incluindo no terror A Bruma Assassina (1980). Além disso, ela interpretou Norma Watson em Halloween H20: Vinte Anos Depois (1998), dirigido por Steve Miner.
A dura crítica de Cate Blanchett aos filmes da Marvel
Salão de Baile: This Is Ballroom é o grande vencedor do 32º Festival MixBrasil
‘Arcane’: Tudo sobre o sucesso da Netflix e sua relação com League of Legends
Após estreia, Wicked e Gladiador 2 entram na disputa pelo Oscar 2025
Wicked traz participação superespecial — e não é a que você está pensando
Trilha sonora de Wicked será lançada em português? Universal Music responde