Ryan Coogler entrou para a história com Pantera Negra (2018), mas o cineasta já teve outros trabalhos de prestígio na indústria cinematográfica
Redação Publicado em 17/11/2022, às 14h45
Um dos maiores lançamentos do cinema em 2022, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre é uma das sequências mais aguardadas do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) e acaba de chegar aos cinemas nacionais.
Com protagonistas fortes, elencos notáveis e roteiros cativantes, Ryan Coogler entrou para a história com Pantera Negra (2018) e participou de obras cuja importância se expande para fora das telas do cinema. Em constante ascensão, o artista também produzirá a continuação de Space Jam: O Jogo do Século (1996).
+++ LEIA MAIS: Pantera Negra: Killmonger não era vilão no filme, diz Michael B. Jordan
Ryan Coogler nasceu em 23 de maio de 1986, em Oakland, Califórnia. Enquanto jovem, foi um atleta notável, fazendo atletismo e jogando futebol americano. Começou sua faculdade no Saint Mary's College da Califórnia, em Moraga, pretendendo estudar química e praticar esportes, mas acabou mudando a área após fazer um curso de redação criativa e ser elogiado pelo professor.
Depois que o Saint Mary's cancelou seu programa de futebol em março de 2004, ele ganhou uma bolsa para jogar no estado de Sacramento. Na cidade, se formou em finanças e, após a graduação, frequentou a Escola de Artes Cinematográficas da USC, onde fez uma série de curtas-metragens.
+++ LEIA MAIS: Pantera Negra 2 é o filme 'mais difícil da minha vida profissional,' diz Ryan Coogler
Coogler também trabalha desde os 21 anos como conselheiro de jovens encarcerados no Juvenile Hall de São Francisco, além de ser o membro fundador e apoiador da campanha Blackout For Human Rights, comprometida em lidar com violações raciais e de direitos humanos que ocorrem nos Estados Unidos.
Seu primeiro longa-metragem foi Fruitvale Station: A Última Parada (2013), e em sequência, assumiu projetos de sucesso como Creed: Nascido para Lutar (2015), Pantera Negra (2018) e Creed II (2018). Como produtor, participou também do premiado Judas e o Messias Negro (2021) e de Space Jam: O Último Legado (2021) e atualmente faz parte da roteirização e produção de Creed III (2023).
Dirigido por Ryan Coogler, o elenco conta com o retorno de nomes visto no primeiro filme como Angela Bassett, Letitia Wright, Lupita Nyong'o, Winston Duke e Michaela Coel.
Em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022), a Rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milaje lutam para proteger sua nação dos poderes intervenientes do mundo após a morte do Rei T’Challa.
+++ LEIA MAIS: Pantera Negra: Killmonger não era vilão no filme, diz Michael B. Jordan
Enquanto os Wakandanos esforçam-se para abraçar seu próximo capítulo, os heróis devem se unir com a ajuda de Nakia (Lupita Nyong’o) e Everett Ross (Martin Freeman) para forjar um novo caminho para o Reino de Wakanda.
Pantera Negra: Wakanda para Sempre, sequência do sucesso estrondoso de 2018, que arrecadou mais de US$ 1,3 bilhão em bilheterias ao redor do mundo, está previsto para chegar aos cinemas nesta quinta-feira, 10 de novembro de 2022. Assista ao trailer oficial:
WAKANDA FOREVER pic.twitter.com/jHGulxMISk
— Marvel Entertainment (@Marvel) July 24, 2022
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo