Andrew Garfield não usa redes sociais mesmo 12 anos após viver criador do Facebook em A Rede Social
Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Eduardo do Valle)
Publicado em 16/03/2022, às 11h35Andrew Garfield excluiu conta do Facebook após receber roteiro de A Rede Social (2010). Conforme revelou no podcast Sway, do jornal de The New York Times, ator não gosta de exposição na internet e continuou afastado das redes.
“Se eu quisesse ter a vida de privacidade, proteção, liberdade e integridade, sabia que não seria capaz de ser exposto a todas as pessoas sem rosto, sem voz e sem nome das mídias sociais,” explicou o intérprete de Eduardo Saverin (via Yahoo).
O ator relembrou como o filme clareou sua visão sobre as redes: “Apaguei minha página no Facebook assim que li o roteiro de A Rede Social.” Além disso, mídias mais recentes, como o Instagram, trazem ainda mais prejuízo, segundo o ator.
"Especialmente para jovens mulheres, particularmente no Instagram, a obsessão com a imagem, o tipo de imagem bidimensional que apresentamos, comparando nosso interior com o exterior de outras pessoas,” completou sobre problemas gerados na saúde mental.
Embora maioria dos artistas, como músicos e atores, mantenham contato com os fãs por meio das ferramentas, Garfield não sente que esteja distante de quem o acompanha: “Dou exatamente o que me sinto confortável em dar. E é autêntico. Sou eu. Mas há partes de mim que são minhas, quero e preciso proteger. Estou muito, muito feliz com isso. Estou feliz por ter essa experiência inicial com redes sociais, porque me assustou pra caramba.”
Dirigido por David Fincher, filme mostrou criação do Facebook por Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin quando eram estudantes em Harvard, nos Estados Unidos. A Rede Social é baseado no livro The Accidental Billionaires, escrito por Ben Mezrich - quem também é roteirista do longa-metragem.
“I have no desire to go into the metaverse,” Andrew Garfield tells @karaswisher on Sway. “That was one of the most terrifying adverts I’ve ever seen for anything. And it did feel like it was created by nonhumans.” https://t.co/Sd1E1d9Czk
— New York Times Opinion (@nytopinion) March 15, 2022