Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore chegou aos cinemas nacionais em 14 de abril
Beatriz Bim (sob supervisão de Eduardo do Valle) Publicado em 17/04/2022, às 11h00
Terceiro capítulo do spin-off de Harry Potter, Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore (2022) chegou aos cinemas nacionais na última quinta, 14 de abril.
A sinopse do longa envolve Alvo Dumbledore, a história do bruxo com Gellert Grindelwald e os mistérios deixados de fora dos filmes de Harry Potter. Mas, enquanto para alguns, a escolha de focar no personagem é inteligente, para outros é decepcionante.
+++ SHOW: Antonia Morais leva novo show a Blue Note SP nesta quarta (20); confira
A mudança para centralizar Dumbledore na história foi notável, especialmente porque o personagem não estava presente na trama de Animais Fantásticos e Onde Encontrá-los. Um Dumbledore mais jovem (interpretado por Jude Law) apareceu no segundo filme, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, e tem uma participação ainda maior em Os Segredos de Dumbledore.
Com relação ao marketing do filme, colocar Dumbledore no título e tê-lo no centro da trama é uma estratégia inteligente. Com o diretor de Hogwarts como personagem principal, os fãs da franquia não muito interessados na história de Newt Scamander e seus amigos passarão a ser o público alvo.
+++LEIA MAIS: Copiar Johnny Depp em Animais Fantásticos seria 'suicídio,' diz Mads Mikkelsen
Logo, não é nenhuma surpresa a Warner Bros utilizar um favorito dos fãs para atrair aqueles interessados em outros segredos do diretor — ainda mais com vinte anos da estreia de Harry Potter e a Pedra Filosofal.
No entanto, focar em Dumbledore é, depois de todas as histórias sobre o personagem na saga principal, uma escolha e direção um tanto monótoma para franquia Animais Fantásticos.
Afinal, muito da trajetória do bruxo foi contada em Harry Potter e as Relíquias da Morte. A presença do irmão Aberforth e a irmã Ariana e a amizade do diretor com Gellert Grindelwald, antes do vilão seguir por caminho mais sombrio, são algumas das revelações já feitas.
Chamar tanta atenção para Dumbledore como elemento crucial no enredo de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore limita o alcance do idolatrado universo bruxo.
+++LEIA MAIS: Fernanda Montenegro responde sobre possível participação em Animais Fantásticos 3
A história de Grindelwald assemelha a de Voldemort: uma grande e iminente ameaça ao Mundo Mágico com um vasto número de seguidores apaixonados. Para esse fim, Animais Fantásticos 3 certamente estará recapitulando histórias semelhantes abordadas na franquia Harry Potter, mas com alguns personagens distintos.
Além disso, Newt também se tornou um substituto de Harry. O magizoologista, aparentemente, aproxima-se de Dumbledore no terceiro filme e está pronto para embarcar em missões perigosas para o diretor. A semelhança com o relacionamento de Harry e Dumbledore é notável.
Logo, a opção por focar no personagem é também um empecilho para mergulhar ainda mais no mundo bruxo amado por tantos. Com um universo inteiro para explorar, a franquia é prejudicada ao revisitar personagens familiares e espelhar as histórias de Harry Potter, em vez ramificá-las.
Em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, de David Yates, Dumbledore "confia a Newt Scamander a liderança de uma intrépida equipe de bruxos, bruxas e um corajoso padeiro trouxa, que sairão em uma perigosa missão em que encontrarão novos e antigos animais fantásticos e enfrentarão a crescente legião de seguidores de Grindelwald. Mas com um desafio tão grande, quanto tempo Dumbledore conseguirá ficar nos bastidores?" Confira o trailer:
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo