- Adam Driver e Marion Cotillard em Annette (Foto: Reprodução / Mozinet)

Annette: 4 motivos para assistir musical com Adam Driver e Marion Cotillard [LISTA]

Annette rendeu prêmio de Melhor Diretor para Leos Carax no Festival de Cannes e tem trilha sonora dos Sparks

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 13/02/2022, às 17h00

O musical Annette (2021) evoca risadas em meio à tragédia. Carregado de metalinguagem em canções e atuações, o filme chamou atenção de público e crítica - abriu o Festival de Cannes de 2021, onde Leos Carax recebeu o prêmio de Melhor Diretor. Além disso, a produção foi exibida na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo entre outubro e novembro do ano passado. 

Marion Cotillard e Adam Driver interpretam o casal de protagonistas Ann e Henry McHenry - jovens e promissores talentos na ópera e comédia respectivamente. A trajetória quase perfeita dos dois muda drasticamente após acusações ao comediante e o nascimento da filha, Annette.

+++ LEIA MAIS: Adam Driver: os 6 melhores filmes do ator; Star Wars, Infiltrado na Klan e mais [LISTA]

Pensando nisso, a Rolling Stone Brasil listou quatro razões para assistir Annette, musical de Leos Carax:


Fantoches

O trabalho com fantoches no filme surpreende positivamente. Quando Annette é apresentada ao público, há sensação de estranheza por não haver uma atriz explicitamente em cena. No entanto, os movimentos da personagem trazem naturalidade e acrescentam outros significado ao filme.

+++ LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre musical com Adam Driver, Annette: trailer, sinopse e mais [LISTA]

Um dos exemplos está na mudança de Annette no decorrer da produção - eventualmente, passando a ser interpretada pela atriz Devyn McDowell - metáfora sobre comportamento dos pais.

Atuações 

Adam Driver e Marion Cotillard entregaram exatamente o esperado de atores com currículo extenso e premiado como o deles. Com camadas de metalinguagem, Cotillard interpreta uma atriz de musicais, enquanto Driver vive um comediante.

+++ LEIA MAIS: Zack Snyder conversou com Adam Driver sobre papel nos filmes da DC

As nuances da relação - antes alegre, jovem e despreocupada - ganham contornos dramáticos bem executados por ambos, como nas performances musicais - com destaque para a cena no barco durante tempestade.

Música dos Sparks

O enredo de Annette surgiu como um disco antes de virar filme. A dupla Sparks dos irmãos Ron e Russell Mael, planejava projeto ambicioso - similar às faixas de The Seduction of Ingmar Bergman (2000), disco pensado no formato de ópera e musicais, conforme revelaram à Variety.

+++ LEIA MAIS: House of Gucci: Lady Gaga e Adam Driver improvisaram cena de sexo no filme; entenda
Após contarem a história ao diretor Leos Carax, receberam a sugestão de transformar Annette em longa-metragem e embarcaram na jornada. Os Sparks aparecem na primeira canção do filme, “So May We Star,” quando cantam no estúdio e são responsáveis pela trilha sonora.

Humor

Apesar de tensão no enredo, com temas graves em discussão - como violência doméstica - Annette traz risos com personagens caricatos, como o protagonista Henry McHenry. O show bizarro do comediante, sempre vestido com um roupão e segurando um microfone com cabo longo, é um dos termômetros do tom do filme, pois provocava humor, mas passa para a tensão conforme o enredo avança.

filme entretenimento musical Marion Cotillard festival de cannes adam driver leos carax annette ann sparks henry mchenry

Leia também

Eric Roberts pede desculpa por afirmações 'falsas' sobre irmã Julia Roberts


As 10 melhores séries de 2024 até agora, segundo o Metascore


18ª CineBH homenageia Anna Muylaert e anuncia programação com mais de 100 filmes


Netflix: confira as séries e filmes mais assistidos no 1º semestre de 2024


Prisioneiros se conhecem em novo clipe de "O Poço 2", novidade da Netflix


Não Fale o Mal: Diretor do filme original detona remake: 'Não sei o que há com americanos'