Marissa Bode interpretou Nessarose em Wicked (2024) e se tornou a primeira atriz com deficiência a viver a personagem na franquia
Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 02/12/2024, às 12h17
Intérprete de Nessarose em Wicked (2024), Marissa Bode recebeu reação lamentável sobre a deficiência da personagem dela, que aparece em um dos filmes de maior sucesso do ano. Segundo a atriz, os comentários capacitistas são "grosseiros e prejudiciais."
Vale lembrar como Bode também é cadeirante na vida real. A atriz foi ao TikTok, em vídeo publicado na última sexta, 29, abordar sobre os comentários de ódio que recebeu por conta do longa, estrelado por Ariana Grande (Glinda) e Cynthia Erivo (Elphaba) e dirigido por Jon M. Chu. Na rede social, ela explicou que é "absolutamente normal não gostar de um personagem fictício," mas o que foi dito foi profundamente doloroso.
"Vou admitir meu preconceito no sentido de que tenho muitos sentimentos diferentes sobre Nessa em relação a muitos de vocês, e está tudo bem. Acho que Nessa é complexa, mas essa é a beleza da arte," afirmou. "Wicked e esses personagens e o filme não seriam o que eram se não houvesse opiniões diferentes sobre os personagens e quem é realmente perverso ou não. E não gostar da própria Nessa está tudo bem. Porque ela é fictícia, tudo bem."
Em seguida, Marissa Bode disse que é uma "pessoa profundamente pouco séria" e não se importa com piadas “bobas, bobas e inofensivas” sobre a personalidade de Nessarose, mas comentários "agressivos" sobre a deficiência dela chegaram a ser "desconfortáveis."
"A deficiência não é fictícia. No final das contas, eu, Marissa, sou a pessoa que ainda está deficiente e cadeirante," continuou. "E assim, é simplesmente uma fruta ao alcance da mão que muitos de vocês se sentem confortáveis em tomar."
Antes mesmo de ser escalada para Wicked, recebi comentários - assim como eu, como Marissa, não Nessa - em torno das palavras 'defenda-se', 'acho que você não o suporta', etc. Esses comentários não são originais, e quando essas piadas são feitas por desconhecidos sem deficiência com a piada de não serem capazes de andar, é mais como rir de, em vez de rir com.
Então, Bode falou sobre o fato de ser a primeira cadeirante a interpretar Nessarose em Wicked (seja nos cinemas ou palcos): "Isso vai muito além de mim, Marissa, apenas precisar ignorar os comentários na internet. Esses comentários não existem no vácuo. Comentários agressivos de querer causar danos e empurrar Nessa para fora da cadeira de rodas, ou de que ela merece sua deficiência, são dois comentários muito grosseiros e prejudiciais que pessoas com deficiência real, inclusive eu, já ouviram antes."
Por último, quero dizer que um dos principais temas de ‘Wicked’ é ter a capacidade de ouvir e compreender uns aos outros. E eu realmente espero que isso seja algo que muitos de vocês possam praticar mais e levar consigo.
+++LEIA MAIS: Marissa Bode revela incidente durante filmagens de 'Wicked': 'Foi épico'
+++LEIA MAIS: Cynthia Erivo diz que trouxe identidade negra e queer para Wicked: 'É uma carta de amor a quem se sente diferente'
+++LEIA MAIS: Wicked: Conheça a história da brasileira que atuou como substituta de Ariana Grande
+++LEIA MAIS: Quanto Cynthia Erivo e Ariana Grande receberam por Wicked? Entenda a polêmica
+++LEIA MAIS: Como Cynthia Erivo cantava ao vivo em 'Wicked' enquanto realizava acrobacias no ar usando espartilho
Salão de Baile apresenta a cena ballroom pelo olhar de quem a vive
Salão de Baile foi feito para 'compartilhar com o mundo as pessoas que nos inspiram', revelam diretoras Juru e Vitã
A personagem que Amy Adams interpretaria em uma cinebiografia de Taylor Swift
Calígula: O Corte Final abre mão do sexo explícito para focar na tragédia do protagonista
A 'extraordinária covardia' de Hollywood 'limita' o cinema, diz Sean Penn
Wandinha: Segunda temporada encerra gravações e ganha nova imagem oficial